17/10/1678: Carta que se escreveu a Ayres de Sousa de Castro Governador de Pernambuco, e ás mais Capitanias do Norte, espírito Santo, Porto Seguro, Ilheus, Seregipe del-Rei e ao Governador do Rio de Janeiro Mathias da Cunha e ás mais Capitanias da Repartição do Sul

Referência

DOCUMENTOS Históricos. Correspondência dos governadores gerais. 1671-1692. Vol.X. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional. 1929, p.190. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

17/10/1678: Carta que se escreveu a Ayres de Sousa de Castro Governador de Pernambuco, e ás mais Capitanias do Norte, espírito Santo1Orig. Spiritu Santo [Nota do transcritor], Porto Seguro, Ilheus, Seregipe del-Rei e ao Governador do Rio de Janeiro Mathias da Cunha e ás mais Capitanias da Repartição do Sul

É Sua Alteza servido que se forme um livro que se intitulo do Estado com as declarações que contem o capitulo 51 do Regimento novo2O Regimento a que se refere esta carta é o que foi dado a Roque da Costa Barreto, publicado nos vols. VI e VII desta collecção Documentos Históricos [Nota do trascritor] deste Governo, cuja copia remetto com esta a Vossa Senhoria. Vossa Senhoria se sirva mandar fazer logo a relação de tudo o que toca a essa Capitania na conformidade do mesmo capitulo e remetterm’a na primeira occasião, accrescentando nella as Capitanias com que confina, as leguas que essa tem por costa, que villas ou logares comprehende veis e de que qualidade e embarcações para se formar o livro com toda a brevidade, e ser tudo presente a Sua Alteza sem falta da minima notícia, que importe dar-se-lhe de cada Capitania. Guarde Deus a Vossa Senhoria muitos annos. Bahia e Outubro 17 de 1678.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.