Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp.387-388. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

16/01/1661: Carta para o Capitão-mor do Espírito Santo Dom Dinis Lobo

Como Sua Magestade se serviu separar essas Capitanias da jurisdição deste Governo, e encarregal-as ao Sr. General Salvador Corrêa de Sá, e Benavides [Salvador Correia de Sá e Benevides], ainda que o povo do Rio de Janeiro tumultuasse seguindo mais a inconsideração de seu zelo, que o acerto do serviço de Sua Magestade, pois nenhuma acção do mesmo General podia justificar a de se lhe negar a obediência, tanto contra suas Reaes Ordens: todavia sempre VM. ha de estar ás suas, como subdito que é seu; e a mim me não incumbe poder dar alguma a VM.: pelo que a elle deve VM. recorrer em todas as matérias, que tocarem a obrigação desse posto.

E quanto ao requerimento que VM. tem sobre seus soldos (como é fazenda Real que Sua Magestade não separou dos Ministros do Estado a que toca) escrevo ao Provedor da fazenda dessa Capitania que pratique com VM. nos ordenados o estylo que se usava com seu immediato antecessor: e que se por inadvertencia dos officiaes da fazenda desta praça não foi a folha ordinária como as antecedentes, aponte as duvidas para se emendarem na que for, e VM. seja satisfeito do que se lhe dever. E no que se me offerecer de seu serviço não hei de faltar ao gosto de VM. me occupar. Guarde Deus a VM. Bahia e Janeiro 16 de 1661. Francisco Barretto1Esta e as duas cartas que se lhe seguem estão aqui deslocadas. No fim deste volume [Vol. III dos Documentos Históricos da Biblioteca Nacional] é que vêm as cartas de 1661, do governador geral Francisco Barretto..

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.