Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: Provedoria da Fazenda Real de Santos, leis, provisões, alvarás - cartas e ordens reais - Collecção n.355, Vols I-XII (Vol. I). Rio de Janeiro: Braggio & Reis, 1928. p. 130. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

15/03/1727: [Carta sobre empréstimo a Antônio Pires]

Dom João por graça de Deus Rei de Portugal e dos Algarves daquem e dalém-mar em África senhor de Guiné etc. Faço saber a vós Provedor da fazenda real da Capitania do Espirito Santo, que eu fui servido conceder a Antônio Pires Forças por empréstimo cento e cincoenta mil reis, para com elles se haviar par ir para essa Capitania para onde o tenho nomeado por capitão-mor para que o sirva por tempo de três annos, por conta dos soldos, que ha de perceber. Nesta consideração Me pareceu ordenar-vos se lhe desconte nos que se lhe hão de pagar: fazendo-se remetter a sua importância em moedas de ouro a este Reino a entregar á ordem do meu Conselho Ultramarino, correndo-lhe o risco por sua conta, de que vos aviso para que assim o façaes executar. El-Rei nosso senhor o mandou por Antônio Roiz da Costa e o Dr. José de Carvalho Abreu conselheiros do seu Conselho Ultramarino e se passou por duas vias. Antônio de Souza a fez em Lisboa occidental em quinze de Março de mil sete centos e vinte e sete.

O secretario André Lopes de Lavre a fez escrever.

Antônio Rob da Costa

Joseph de Carvalho Abreu

Por despacho do Conselho Ultramarino de 15 de Março de 1727.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.