Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928, pp.209-211. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

14/08/1654: Carta para o capitão-mor da capitania do Espirito Santo

Vi as cartas de VM. e esta só servirá de resolução a todas. Sobre o engenho de Marcos Fernandes Monsanto, tem já ido deste governo a ordem que se ha de seguir, de que com esta será a 2.ª via. VM. tenha particular cuidado, de que em tudo se cumpra pontualissimamente.

Nos postos, que VM. aponta, se poderão escusar, convém não haver reformações pelas mesmas causas em que VM. a funda: pois se com as haver é tão pouca a conservação da disciplina, e dos soldados, como VM. diz; ainda serão menos, e ella mais perdida se os não houver. Brevemente se determinará o que for mais conveniente, ao merecimento ou defeitos, dos sujeitos que os occupam. Que com isso, e com haver bom modo nas despesas da fazenda, a haverá para se não diminuirem, os postos, e se accrescentarem as praças. Nem fora justo extinguil-os, quando não ha nessa outro algum official.

Aqui se me queixa o Almoxarife de não poder cobrar a fazenda Real: e parece que havia de ser maior o zelo com que VM. favorece aos officiaes della para sua recadação, que o com que adverte a reformação dos postos para seu augmento; Á Câmara dessa capitania escrevo que se faça conferencia das despesas que faz esse presidio, com os effeitos que ha para seu sustento, e que se suppra a falta da fazenda com o meio que lhe parecer mais suave; Assim espero o faça e VM. ,a applique de maneira que emquanto, a Companhia Geral não acode com os gêneros, que é obrigada, não padeça a infanteria detrimento, algum, em seus soccorros.

A Marcos de Souza (que VM. me avisa commetera o excesso de metter mão á espada na Sé quarta-feira maior diante do Santíssimo Sacramento) cuja irreverência é mais grave pelas circumstancias do mesmo Jesus Christo) mande VM. vir preso a esta cidade na primeira occasião, com a segurança necessária e com elle os autos que se tiverem processado sobre este caso não havendo fomado conhecimento delle o administrador do Rio de Janeiro: porque estando nesses termos, Lh’o remetta VM. a bom recado, para aili ser punido, visto haver sido a culpa em jurisdição sua. O Ajudante Antônio Garcia entregou o capitão Manuel do Canto de Almeida. Guarde Deus a VM. Bahia e Agosto, 14 de 654. O Conde da Atouguia.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.