Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp. 36-37. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

14/06/1650: Carta para os officiaes da Camara da Villa de São Paulo

Foi Sua Magestade que Deus guarde, servido mandar-me [Conde de Castelo Melhor, João Rodrigues de Vasconcelos e Sousa] governar este Estado: e devem-me os moradores delle ser uma das principaes causas de lhe obedecer com grande gosto, o desejo de os vir ajudar, e fazer em tudo o favor que merecem. VMs. o tenham assim entendido, e de minha parte o segurem aos dessa capitania porque em todas as occasiões que me derem para seu melhoramento e conservação me hão de achar com vontade mui propicia, e igual ao zelo com que me prometto que continuem os serviços que sempre essa capitania costumou a fazer a Sua Magestade.

Vi uma carta que VMs. escreveram ao Sr. Conde de Villapouca em resposta da primeira que tiveram sua; e com a pressa com que despacho esta embarcação para o Espirito Santo, e concurso de outras matérias, a que é forçoso antecipar o expediente não houve logar de tomar a resolução que pedem todas as que VMs. alli apontam; tomar-se-ão as informações necessárias com mais vagar; e mandarei passar as ordens que parecerem mais convenientes ao serviço de Sua Magestade e beneficio dessa Capitania: estejam VMs. certos de que lhe hei de procurar sempre seu augmento com mui bom animo. Guarde Deus a VMs. Bahia e Março quatorze de mil e seiscentos e cincoenta.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.