Referência

DOCUMENTOS Históricos. Mandados, 1549-1552. Vol. XXXVII. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional. 1937, p42. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

14/03/1550: Título de Registro dos Mandados de Pagamentos e de outras Despesas: nº 96

A quatorze de Março da dita era [1550] passou o Provedor-mor mandado para o Provedor da Fazenda da Capitania do Espírito Santo deixar em cada um ano embarcar para o Reino ao Padre Francisco da Luz, que serviu de Vigário na dita Capitania por João Dormundo seu Irmão, as duas peças de escravos resgatadas de sua roupa, que tem de seu ordenado por Provisão de Sua Alteza enquanto servir; e que bem assim lhe passasse em cada um ano Certidão para os Oficiais da Casa da Índia, em que declare as ditas duas peças serem de seu Ordenado para pela dita Certidão lhe serem desembargadas sem pagar direitos.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.