Referência

DOCUMENTOS Históricos. Mandados, 1549-1552. Vol. XXXVII. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional. 1937. p.131-132. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

13/12/1550: Título de Registro dos Mandados de Pagamentos e de outras Despesas: nº 364

A treze de Dezembro ele quinhentos, e cincoenta passou o Provedor-mor mandado por que manda aos Contadores do dito Senhor, que Levem em Conta a Vasco de Andrade Feitor d’armada, de que é Capilão-mor do mar Pero de Góes, as cousas abaixo declaradas, que gastou, e dispendeu na Capitania de Porto Seguro, e do Espirito Santo, e na de São Vicente em cousas necessárias para concerto, e provimento d’armada a saber, mil e quarenta reis em dinheiro de contado, o noventa, e quatro tesouras. e vinte e sete taras, e quatro facas de Resgate, e quinze foices, e nove bainhas de facas de Allemanha, e sete podões, e quatro manchis com suas bainhas, e facas, e duzentos, e noventa anzoes de tres a real, e uma enxada, e quinhentos e setenta reis em Resgate, do qual de todo se fez Item perante o dito Provedor-mor, que por ser de cousas miúdas, e se logo gastarem o rompeu ao assignar delle.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.