Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. p.394. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

13/07/1657: Carta para o Capitão-mor da capitania do Espírito Santo João de Almeida Rios

Recebeu-se a carta que VM. escreveu a este Governo dando conta de sua chegada a essa capitania, e pedindo pólvora para ella. Neste barco mando remetter a VM. dez quintaes entregues ao Ajudante Antônio Troncoso de Lira e porque VM. me diz que quasi toda a que ahi ha está incapaz de servir faça VM. aprestar qualquer barco que lhe parecer dos que nesse porto se acharem e elle metta toda a que houver mister refino e a entregue ao mesmo Ajudante para a trazer aqui com brevidade, que com a mesma se concertará e voltará para essa capitania. Vi também o que VM. me escreveu acerca de querer exercer o cargo de Ouvidor, e porque a VM. lhe não toca o servil-o, senão a este Governo o provel-o, mandei passar provisão delle a pessoa que a ha de presentar a VM. Dos mais que houver me faça VM. aviso com Relação das pessoas que forem beneméritas para que não tendo provisão minha se lhe remetta. E nas obrigações do Governo e segurança dessa praça não tenho que lembrar a VM. porque de seu zelo e cuidado fio grandes acertos no serviço de Sua Magestáde. Guarde Deus a VM. Bahia e Julho 13 de 1657, Francisco Barreto.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.