Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1672 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. IV). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp.414-415. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

11/07/1661: Carta para Sua Magestade acerca dos presos que mandou Salvador Corrêa a esta praça

Foi a 1.ª, 2.ª e 3.ª via com os mesmos.

Salvador Corrêa de Sá e Benavides [Salvador Correia de Sá e Benevides] mandou para esta praça nove presos pelo caso da desobediencia do povo do Rio de Janeiro sem culpas formadas. Não mandei devassar delles a aquella Capitania, tendo na do Espírito Santo o Desembargador Francisco Barradas de Mendonça (a quem mandei se recolhesse a esta) com ser Ministro de tanta satisfação, assim por entender que se não poderia testemunhar livremente sobre esta matéria em parte donde assiste um Governador offendido, reservando para tempo mais idôneo a averiguação de sua certeza: como por suppor que (segundo os avisos por que se tem dado conta a Vossa Magestade deste successo) já Vossa Magestade haverá mandado tomar sobre elle a resolução mais conveniente.

Mas porque estes homens ficam na cadeia desta Cidade, e impossibilitado o recurso de seu livramento, ou castigo; e com as noticias da restituição de Salvador Corrêa ao Governo, poderá Vossa Magestade, mandar se innovem de algum modo as disposições do que se servisse ter resoluto sobre aquella praça, e não ser presente a Vossa Magestade ficarem aqui estes presos, me pareceu representar a Vossa Magestade a forma em que vieram, e pedir a Vossa Magestade se sirva mandar ordenar a que com elles se deve ter em seus requerimentos para se não faltar á administração da justiça nesta Relação donde pretendem fazer, e se lhes não ha de deferir té resolução de Vossa Magestade. Vossa Magestade mandará o que for servido, etc. Bahia e Julho 11 de 1661.

Francisco Barreto.

Bernardo Vieira Ravasco.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.