11/03/1648: Carta para o Capitão-mor e officiaes da Câmara da Capitania do Espirito Santo

Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1672 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. IV). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp.429-430. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

11/03/1648: Carta para o Capitão-mor e officiaes da Câmara da Capitania do Espirito Santo

Por justas considerações que foram presentes a Sua Magestáde que Deus guarde se resolveu amandar impor um novo direito nos assucares e mais drogas deste Estado para se formar, e conservar nelle uma armada que o defenda de toda a –1Há um espaço em branco no original. que o Inimigo pretenda tentar em suas praças e me ordenou expressamente que tanto que chegasse a esta o assentasse logo; e o fizesse assentar em todas as mais Capitanias do Brasil para o ir fazer nessas do Sul elegi a pessoa do desembargador Manuel Pereira Franco Ouvidor Geral que foi deste Estado e sujeito de que faço muita conta e lhe mandei dar copia do Regimento que aqui dei aos officiaes do novo direito para que na forma . . . . . . . ca a mesma recadação na Cidade do Rio de Janeiro e nessa Villa: pelo que tanto que chegar, e der a V. Ms. esta carta V.Ms. com elle assentem logo o novo direito e façam observar o Regimento delle assim e da maneira que aqui se fez o que seja emquanto Sua Magestade não mandar o contrario: Outras diligencias mais leva a seu cargo o Desembargador e V.Ms. cada um pela parte que lhe toca lhe dê para ellas o favor necessário. E em tudo espero que V. Ms. obrem de maneira que tenha eu muito que lhes agradecer, e Sua Magestade em lh’o eu representam do de que se dar por bem servido de V. Ms, a quem Deus guarde. Bahia 11 de março de 1648 annos.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.