Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1711 - Provisões, Patentes, Alvarás, Cartas (Vol. XXXIII). Rio de Janeiro: Typographia do Archivo de História Brasileira, 1936. p. 291-292. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

10/11/1661: Carta para o Desembargador Francisco Barradas

Antonio Luiz de Souza Tello e Menezes, Marquês das Minas, do Conselho de Sua Majestade, etc. Faço saber aos que esta Provisão virem que porquanto com a minha sucessão no Governo Geral deste Estado, ficou vaga a serventia do oficio de Escrivão da Fazenda Real da Capitania do Espirito Santo, convir prove-la em pessoa de suficiência e partes, e concorrerem estas na de José Alvares Casado morador na dita Capitania, e haver servido o mesmo ofício com satisfação; esperando dele que nas obrigações que lhe tocarem se haverá muito conforme a confiança que faço de seu procedimento. Hei por bem de o prover (como pela presente faço) da serventia do dito ofício por tempo de um ano, enquanto El-Rei meu Senhor o houver assim por bem, ou eu não mandar outra coisa, e com ele haverá o ordenado (se o tiver) e todos os mais próis, e precalços que direitamente lhe pertencerem, e costumavam gozar seus antecessores. Pelo que ordeno ao Capitão-mor da dita Capitania o tenha assim entendido, e ao Provedor da Fazenda Real dela lhe dê a posse e juramento na forma costumada de que se fará assento nas costas desta: que para firmeza de tudo lhe mandei passar sob meu sinal e selo de minhas armas, a qual se registará nos livros da Secretaria deste Estado e nos mais a que tocar, e se guardará, e cumprirá tão pontual e inteiramente como nela se contém sem duvida, embargo, nem contradição alguma, constando haver primeiro pago o que desta dever á meia anata. Antonio Garcia a fez nesta Cidade do Salvador Bahia de Todos os Santos em os 2 dias do mês de Setembro ano de 1684. Pagou desta o que é estilo na forma do Regimento da Secretaria. Bernardo Vieira Ravasco a fiz escrever.

O Marquês das Minas.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.