Referência

DOCUMENTOS Históricos. Regimento dado ao Governador Roque Barreto (Conclusão, Portaria dos Governadores Gerais: Francisco Barreto, Conde de Obidos, Alexandre de Souza Freire. 1660-1670. Vol VII. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional. 1929. p.257-258. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

10/07/1666: Portaria que se passou acerca do donativo

Porquanto se me representou por parte dos Officiaes desta cidade, que a contribuição do dote da Serenissima Rainha da Gram Bretanha, e Paz de Hollanda se havia instituído com a condição de contribuírem as Capitanias do Estado o que se lhe distribuísse as Capitanias do Estado o que se lhe distribuísse nos fructos, que cada uma dellas produzisse para que ficasse mais suave a satisfação de que se havia feito assento. E dado conta a El-Rei meu Senhor, que foi servido mandar se continuasse na forma do assento para cujo efeito mandaram os moradores das Capitanias do Espirito santo e Porto Seguro por conta do que se lhe distribuiu o primeiro anno quantidade de Pau Brasil, que é o de que vivem aquelles moradores e se havia entregue aos Administradores da Companhia Geral pelo preço de seiscentos, e dez reis o quintal por ser o que se arbitrou no tempo da instituição para todos os anos instituídos e que agora duvidavam carregar o que tinham em seus Armazens conduzido pelos mesmos moradores a este porto por não terem ordem de sua Magestade para se navegar este gênero impossibilitando por este meio a satisfação da importância em que foram lançadas aquellas Capitanias de que se considerava dilatar-se esta cobrança pois não tinham outra especie em que satisfazer nem o podiam carregar pela mesma conta por que somente se obrigaram a entregal-o nesta cidade aos Administradores pelo preço referido atendendo, eu ao serviço de El-Rei meu Senhor e ás justificadas razões que allegam. Hei por bem, e mando aos Administradores da Companhia Geral mandem carregar todo o pau Brasil na frota, que está para partir que tem em seus Armazens das Capitanias de Espirito Santo e Porto Seguro dando satisfação de sua importância, e de todo o mais que se conduzir por esta mesma conta, assim e de maneira que satisfaçam o do anno de 1664. E esta se registará nos livros a que tocar. Bahia e Julho 10 de 1666.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.