09/10/1656: Carta para o Capitão Mor da Capitania do Espírito Santo em resposta sobre os vinhos

Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp.363-364. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

09/10/1656: Carta para o Capitão Mor da Capitania do Espírito Santo em resposta sobre os vinhos

Recebi as cartas de VM. de 23 de agosto e 7 de setembro e os papeis e com a ultima me enviou o que em substancia se deve responder a ambas é ordenar a VM. o que deve fazer na duvida em que se acha sobre os direitos que os officiaes da câmara da saida, dizem se não hão de pagar das vinte e quatro pipas que se tomaram VM. logo que receber faça executar o commissario que em si os tiver recebido e cobrar delle tudo o que montarem as imposições que na saida costumam pagar todos os vinhos que nella entram sem embargo de mostrarem haver pago outros no Rio de Janeiro e de se allegar ter-se feito vinagre o de sete pipas pois consta vender-se esse a seis patacas como VM. me escreve e havendo official da Câmara ou pessoa do povo que contradiga esta resolução VM. o remetta logo a bom recado na primeira embarcação. Com essas imposições cobradas será menor a oppressão da infanteria e a necessidade em que estava faz muito maior a culpa dos que impediam remediar-se com o mesmo meio que esse povo busca para seu sustento pois de nenhum modo evita que paguem toda a pipa que em essa villa entrar os donativos que se lhe impuzeram ainda que outra qualquer parte tenha pago outros. E vindo alguma pessoa presa por inobediente a esta ordem mande VM. fazer autos por que conste o com que a acompanha. Guarde Deus a VM. Bahia 9 de Outubro de 1656.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.