Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp.293-294. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

08/10/1655: Carta para os officiaes da camara da villa da Victoria [Vila de Vitória] Capitania do Espirito Santo

As repetidas queixas que me chegaram do capitão-mor dessa capitania Simeão de Carvalho, me obrigam a prival-o do posto; mandando-o vir a esta praça, e enviar em seu logar ao capitão Francisco Luiz de Oliveira que esta carta ha de dar a VMs. presentando-lhe a sua patente. VMs. o conheçam por seu capitão-mor, e espero que proceda tão differentemente em todas as obrigações, que lhe tocarem, que fique esse povo muito alliviado, e VMs. agradecendo-me a eleição que delle fiz, para o mandar a governal-o. Elle leva ordem para me dar conta muito particular do estado em que se acha a praça, a infanteria, munições, e o mais, que toca a sua defensa: com aviso seu se mandará provimento de tudo o que convier. Para o sustento da infanteria lhe hei uma provisão em caso, que não haja vinhos da Companhia Geral, porque se os ha de seus direitos, e imposições se tira a ração ordinária, e se os não ha com se não prohibir a aguardente, e se cobrar de cada canada a meia pataca do tributo, que antes de sua prohibição se costumava contribuir ficará a fazenda de Sua Magestade com effeito equivalente a sustentar o presidio sem detrimento do povo: mas quando este se não consiga de maneira, que baste (o que só será se sua cobrança se não fizer com a exacção que é justo) VMs. se resolvam a dar outro com que se ajuste a receita á despesa, e não possam os soldados ter queixa alguma de que se lhe falta com a ração o que eu não creio, quando elles estão tanto á conta do zelo, e providencia de VMs. A quem Deus guarde.

Bahia e outubro 8 de 1655. O Conde de Attouguia [Conde de Atouguia].

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.