06/12/1720: Para os Capitães-mores da Capitania do Espírito Santo, João de Velasco, e Molina; de Pôrto Seguro, Felipe Cordeirod e Medina; e dos Ilheus Pascoal de Figueiredo

Referência

DOCUMENTOS Históricos. Portarias, 1720-1721. Vol. LXIX. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional. 1945, p.95-96. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

06/12/1720: Para os Capitães-mores da Capitania do Espírito Santo, João de Velasco, e Molina; de Pôrto Seguro, Felipe Cordeirod e Medina; e dos Ilheus Pascoal de Figueiredo

Porquarto Sua Majestade, que Deus guarde, foir servido ordenar-me em provisão sua de agosto dêste ano, lhe remeta as listas de tôda a gente alistada nos regimentos que há nesta Capitania, assim de infantaria da ordenança como de cavalaria, e de seus oficiais. Ordeno ao Capitão-mor da Capitania do Espírito Santo João de Velasco e Molina me remeta logo pela Secretaria dêste Estado uma relação por duas vias, separando os regimentos de Infantaria da ordenança e os de Cavalaria (se nela os houver), em que declare os nomes do Coronel, Sargento-mor, Ajudantes do número e supras de cada Regimento, individuando cada companhia de per si; expressando os nomes do Capitão; Alferes, Sargentos do número e supras, cabos de esquadra; o número de soldados que tem; distritos em que principia e acaba; e distância de léguas que compreende de comprimento e largura. E a maior brevidade desta diligência hei por muito encarregada ao dito Capitão-mor; Bahia dezembro, 6 de 1720. Rubrica do Excelentíssimo Senhor Cive-Rei. Vasco Fernandes de Menezes.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.