06/02/1668: Portaria em que se ordenou ao coronel Francisco Gil de Araújo, mandasse a esta cidade, todos os caixeiros dos engenhos com os livros do assento do assucar

Referência

DOCUMENTOS Históricos. Regimento dado ao Governador Roque Barreto (Conclusão, Portaria dos Governadores Gerais: Francisco Barreto, Conde de Obidos, Alexandre de Souza Freire. 1660-1670. Vol VII. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional. 1929. p.351-352. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

06/02/1668: Portaria em que se ordenou ao coronel Francisco Gil de Araújo, mandasse a esta cidade, todos os caixeiros dos engenhos com os livros do assento do assucar

Porquanto os Officiaes da Camara desta cidade me representaram que para se tomar o meio que parecer mais ajustado á cobrança do donativo, do dote e paz; lhes era necessario ver os livros das saídas dos assucares dos egenhos desta Capitania dos três annos antecedentes a este: o Coronel Francisco Gil de Araujo, mande ordem a todos os Capitães de seu Partido; que cada um em particular faça vir a esta praça dentro em tres dias seguintes, ao em que receber a ordem todos os caixeiros dos engenhos que houver no seu districto, com o livro das pesadas do assucar das tres safras antecedentes a esta; e com ellas vão á Camara para se verem, e ajustar este negocio com a brevidade que convem, como tão importante. Bahia e Fevereiro 6 de 1668.

Rubrica

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.