Referência

DOCUMENTOS Históricos. Regimento dado ao Governador Roque Barreto (Conclusão, Portaria dos Governadores Gerais: Francisco Barreto, Conde de Obidos, Alexandre de Souza Freire. 1660-1670. Vol VII. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional. 1929. p.85-86. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

04/06/1662: Portaria que se passou ao Thesoureiro do papel sellado, para a distribuição pelas Capitanias

Porquanto convem, mandar distribuir por todas as Capitanias que desta praça se hão de prover de papel sellado, aquella quantidade que a respeito do que se acha aqui de presente bastar, a se não parar nellas nos negocios: e pela informação que o Thesoureiro Geral do mesmo papel sellado desta praça Tristão da Cunha de Aguiar, se não poderá enviar a todas mais; de cento e quarenta mil reis; por ser menos que o que convinha haver. Hei por bem e lhe ordeno; mande a Seregippe Del-Rei 50$: á do Espirito Santo 40$. A’ do Porto Seguro 10$, á do Ilhéus 10$, e a cada villa de Boupeba, Cairú, e Camamú outros 10$; daquelle papel, cujos sellos forem nellas mais capazes de gastar-se. E a cada uma remetterá os regimentos que forem necessários dos que vieram impressos com o mesmo papel, seguindo em tudo o de seu officio, e avisando aos Thesoureiros particulares de cada Capitania (a cujas Camaras escrevo, e mando provisões minhas para sua introdução, e uso do mesmo papel) o que convier para maior utilidade deste particular, e delles cobrará o que for resultando, e dando suas quitações para descarga de suas contas, terá cuidado de a dar ao Tribunal da Camara desta cidade do que for obrando para nelle se ter entendido. Bahia e Junho 4 de 1662.

Francisco Barretto.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.