Referência

DOCUMENTOS Históricos. Patentes, Provisões e Alvarás, 1637-1639. Vol. XVII. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional. 1930, p.300-302. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

01/08/1639: Registro da Provisão do Vigário da Capitania do Espirito Santo pela qual se lhe manda pagar seu ordenado

Dom Fernando Mascarenhas Conde da Torre etc. Faço saber a vós Almoxarife da Fazenda de Sua Majestade da Capitania do Espirito Santo deste Estado que em Mesa da Fazenda, que perante mim se fez com o Provedor-mor e Procurador dela deste dito Estado se viu uma Petição que me fez o Reverendo Padre Francisco Gonçalves Rios Vigário confirmado da Igreja Matriz da Villa da Vitória dessa Capitania, queixando-se que lhe não fazeis pagamento de seu ordenado, e ordinárias como Sua Majestade manda, e se assentou em outra Mesa de Fazenda que se fez em quinze de Novembro de seiscentos trinta e oito em presença de meu antecessor de que se passou Provisão a requerimento do dito Padre Vigário e se declarou na folha do assentamento, que o tal pagamento se lhe fizesse em dinheiro de contado havendo-o e não havendo em açúcar a como valer na terra a dinheiro de Contado, sem quebra, nem diminuição alguma, e que se lhe não fez o dito pagamento com a pontualidade devida, e porque convém que se lhe faça como Sua Majestade manda sem quebra nem diminuição alguma dos Dízimos que em primeiro lugar são consignados aos Ministros, eclesiásticos, vos mando que com efeito o façais como está determinado sob pena de o pagardes de vossa Fazenda, e todas as quebras perdas, e danos que o dito Padre Vigário tiver por culpa vossa, e ser justo que se atalhem semelhantes queixas nem se use de outros meios extraordinários que Sua Majestade não permite, e mando ao Provedor da Fazenda dessa Capitania que assim o faça cumprir, e guardar como neste é declarado sob a mesma pena.

Dada na Bahia sob meu sinal a vista do Provedor-mor da Fazenda de Sua Majestade deste Estado Sebastião Parvi de Brito, Gonçalo Pinto de Freitas Escrivão da Fazenda Real dele por Sua Majestade a fez em o primeiro de Agosto de mil seiscentos trinta e nove [1639].

Dom Fernando Mascarenhas Conde da Torre
Sebastião Parvi de Brito
Gonçalo Pinto de Freitas.

(À margem): Por se. não ter pago o ordenado a Simão de Oliveira conteúdo neste registo dos anos que correram de 13 de Julho de 1639 até fim de Julho de 640 em que a pataca por dia montou cento vinte e. Não pertence a este registo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.