Obra foi patrocinada pelo Projeto Cultural Rubem Braga, da Prefeitura Municipal de Vitória
Um olhar único e especial sobre o período colonial do Espírito Santo. É isso que o historiador Fabio Paiva Reis promete entregar com seu novo livro, História do Espírito Santo Colonial em 50 Mapas, que será lançado no dia 17 de novembro.
Resultado de uma extensa pesquisa acadêmica, a obra está sendo lançada com patrocínio do Projeto Cultural Rubem Braga, da Prefeitura Municipal de Vitória, representa uma atualização da tese de doutorado do autor, que foi revisada e ampliada para proporcionar uma visão abrangente e inédita do Espírito Santo colonial. Com os 50 mapas mais antigos do Espírito Santo cuidadosamente reproduzidos em alta qualidade e acompanhados de análises aprofundadas, a obra desvenda a importância dessas representações cartográficas para a compreensão da história da região.
Segundo Fabio Paiva Reis, “há muito interesse em saber mais sobre o período colonial do Espírito Santo. Infelizmente, esse é um dos períodos menos estudados pela pesquisa acadêmica. Quando comecei a encontrar os mapas que se tornaram a base para a minha pesquisa de doutorado, tive a certeza de que esse era um trabalho necessário. Esses mapas são verdadeiras obras de arte, pinturas feitas por cartógrafos especializados em transformar os relatos escritos dos viajantes e funcionários das coroas europeias em uma visão clara e bela de um Espírito Santo que ainda estava em construção.”
O historiador acredita que folhear este livro é como fazer uma viagem no tempo, permitindo que os leitores vejam o Espírito Santo colonial da mesma maneira que os europeus o viam há séculos. É uma oportunidade rara de explorar a visão da época através de uma riqueza de detalhes cartográficos e análises históricas.
Apesar da escassez de pesquisas sobre o período colonial do Espírito Santo, Fabio afirma que existem documentos valiosos e uma riqueza de assuntos a serem explorados. Ele destaca o papel dos mapas como uma janela para o passado e a importância de compreender não apenas os mapas, mas também o contexto, a cultura e a sociedade em que foram criados.
O estudo desses 50 mapas históricos revelam o desenvolvimento da representação cartográfica da região ao longo dos primeiros séculos da colonização. A pesquisa de Fabio Paiva Reis é uma contribuição significativa para o entendimento da história do Espírito Santo colonial e, por extensão, para a compreensão do Brasil colonial.
SERVIÇO
Evento: Lançamento de livro
Título: História do Espírito Santo Colonial em 50 Mapas
Autor: Fabio Paiva Reis
Data: 17 de novembro de 2023, sexta-feira.
Horário: a partir das 18h30
Local: Auditório do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), localizado no prédio do IC2, na UFES – Campus Goiabeiras. Vitória-ES.