Referência

MOTTA, Ana Gláucia Oliveira. O Museu de São Benedito do Rosário: musealização como parte de uma política preservacionista do patrimônio cultural. 2015. 172 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; MAST, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Ana Gláucia Oliveira Motta, Unirio: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/11901

Encontrou um erro?

 

O Museu de São Benedito do Rosário: musealização como parte de uma política preservacionista do patrimônio cultural, por Ana Gláucia Oliveira Motta

Dissertação de Mestrado

Resumo: Partindo de reflexões acerca dos conceitos chaves museu, musealização, patrimônio e patrimonialização, este estudo tem por objetivo analisar a musealização como ação desenvolvida dentro das políticas públicas culturais, visando à proteção patrimonial, principalmente, quando se trata de patrimônio edificado. Para tanto, tomamos como estudo de caso a criação do Museu de São Benedito nas dependências da Igreja Nossa Senhora do Rosário, ambos localizados na cidade de Vitória-ES, sendo a igreja um patrimônio já institucionalizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Com base em análise documental, revisão bibliográfica e entrevistas, discutimos questões ligadas a esta temática, relacionando-a as políticas públicas culturais e ao reuso de edifícios históricos. Também pensamos nosso objeto de estudo à luz de conceitos como memória, símbolo, comunicação e paisagem cultural, indispensáveis a nossa análise. Visto que esta pesquisa trabalha uma das diversas faces existentes na relação entre patrimônio e museu, selecionamos autores que desenvolvem debates emblemáticos e atuais sobre essa temática para compor nosso quadro teórico, como André Desvallées, Antônio Arantes, Diana Farjalla, Dominique Poulot, Elizabete Mendonça, François Mairesse, Françoise Choay, Inês Virgínia Prado Soares, José Reginaldo Gonçalves, Lia Calabre, Maria Cecília Londres Fonseca, Pedro Paulo Funari, Tereza Scheiner, Waldisa Rússio dentre outros. Como considerações finais, este estudo permitiu-nos perceber uma pré-disposição dos gestores públicos culturais para a criação de museus, sendo bem aceitas em meio aos sujeitos que colocam as políticas públicas culturais no papel. No caso do Museu de São Benedito do Rosário a musealização do acervo da igreja e a criação do museu neste espaço foi utilizado como ação política de preservação do patrimônio tanto edificado como do patrimônio móvel,promovendo processos de restauração e divulgação de informação.

Palavras-chave: musealização, patrimônio, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Museu de São Benedito do Rosário, política pública cultural.


Download

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [37.84 MB]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.