Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1711 - Provisões, Patentes, Alvarás, Cartas (Vol. XXXIII). Rio de Janeiro: Typographia do Archivo de História Brasileira, 1936. p. 303-304. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

18/09/1662: Carta para Pedro de Mello, Governador do Rio de Janeiro

Nos princípios deste mez partiu daqui Manoel Caldeira Soares, por quem escrevi largo a Vossa Senhoria, agora se offerece este barco para o Espirito Santo, e por todas as vias desejo mostrar a Vossa Senhoria que não sei perder occasião de procurar novas suas; sirva-se Vossa Senhoria pagar-se este cuidado com a mesma correspondência em todas as que se offerecerem de me dar esse gosto e tirar a óciosidade em que Vossa Senhoria me tem em seu serviço.

Por esquecimento ficou na casa dos Contos a Provisão que será com esta sobre uma quita que Sua Magestade mandou fazer a Marcos da Cesta Manoel Contratador que foi dessa praça, a quem Vossa Senhoria poderá mandar fazer este beneficio na melhor forma que permittir a Fazenda Real quando tenha já feito o desembolso de todo o valor desse Contrato.

Também vae segunda via de duas diligencias de que foi a primeira com o mesmo Manoel Caldeira Soares que não sendo chegado ainda também se executem logo. Deus me guarde a Vossa Senhoria muitos annos, como desejo, Bahia e Setembro 18 de 1662.

Francisco Barreto.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.