Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1711 - Provisões, Patentes, Alvarás, Cartas (Vol. XXXIII). Rio de Janeiro: Typographia do Archivo de História Brasileira, 1936. p. 297. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

19/04/1661: Carta para o Capitão-mor da Capitania do Espirito Santo acerca das contribuições dos quatro milhões e dote da Senhora Infante

Com esta envio a Vossa Mercê duas copias da carta que tive de Sua Magestade e uma Provisão para seu effeito. Vossa Mercê logo que as vir chame a Camara, nobreza, e povo, e lendo tudo em sua presença dê á Camara a que sera com esta, e a imitação desta Cidade faça eleger pessoas que arbitrem o meio de se contribuirem os mil cruzados, que a essa Capitania (sic). Era eu de parecer que se lançasse duzentos mil reis em páo Brasil, e 200 em assucar; por serem os generos que ha nesta Capitania mais capazes de se tirar delles esta quantia, e se conduzir a esta praça, para cujas quebras se tem applicado. Do zelo de Vossa Mercê faço tanto conceito que espero que por meio de suas disposições se consiga o effeito o mais suavemente que ser possa, e de tudo me avisará Vossa mercê para o ter entendido. Guarde  Deus a Vossa Mercê.

Bahia e Abril 19 de 1661.

Francisco Barreto.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.