Referência

Dudley, Sir Robert. Carta Particolare della Brasilia, che Comincia con il Capo S: Antonio et Finisce con il Porto del'Spirito Sancto. In: Dell Arcano del Mare. 1646. Disponível em: . Acesso em: .

Link Original

http://urn.fi/URN:NBN:fi-fe201002051338

Créditos

Biblioteca Nacional da Finlândia

Encontrou um erro?

 

Este mapa foi feito pelo cartógrafo Antonio Francesco Lucini e encontra-se no Dell’arcano del mare, de Robert Dudley Jr., Conde de Warwick e Leicester, Duque de Northumberland. Ele está na Biblioteca Nacional da Finlândia.

O valioso livro de mapas Dell’Arcano del Mare de Sir Robert Dudley é o mais antigo Atlas dos Mares de todo o planeta. É também o primeiro Atlas dos Mares, que foi preparado de acordo com a projeção de Mercator. Os mapas agrupam todo o conhecimento da navegação de então. Inclui a teoria de navegação, construção naval e astronomia, 145 mapas marítimos realizados por um conhecido gravador Antonio Francesco Lucini. Ele teria levado 12 anos para concluir as gravuras.

Este impressionante mapa marítimo da costa leste do Brasil é do primeiro atlas para imprimir todos os mapas na projeção de Mercator, o primeiro a mostrar ventos, correntes e desvio magnético em seus mapas. Dudley, um habilidoso matemático e navegante, foi exilado da Inglaterra e se instalou em Florença, onde seu atlas foi publicado. As cartas são agraciadas com um cartucho de título, rosa-dos-ventos e uma graciosa caligrafia.

Este mapa é acompanhado de mais um a continuar a mostrar a região do Espírito santo. Ambos podem ser vistos abaixo.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.