Referência

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Cartas Avulsas, 1550-1568 (Cartas Jesuíticas, Vol. II). Rio de Janeiro: Officina Industrial Graphica, 1931. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Academia Brasileira de Letras

Encontrou um erro?

 

1551: Carta de Affonso Braz mandada do porto do Espirito Santo do anno de 1551

Porto Seguro. — : estado da terra.

DEPOIS que escrevi o anno passado estando em a capitania Ilheos, partimos dous Irmãos e eu para Porto Seguro, que está 30 léguas dos Ilheos. Estive ali o mais do tempo confessando e ensinando a doutrina. Fez-se por graça do Senhor muito fructo em os Christãos. Confessavam-se já muitas vezes e gostavam da palavra divina e da doutrina christan, e assim concorriam com grande fervor a ella, a qual todos esqueciam, e era-lhe cousa mui nova. Estive alli pouco mais ou menos quatro mezes, e era tanta a devoção e affeição que todos me tomaram, que escreveram ao padre Nobrega e ao Governador que não consentissem que d'alli me fosse para outra parte. Mas emquanto este recado lá era, succedeu haver embarcação para o Espirito Santo, em a qual eu me fui, sem querer mais esperar, assi como me era . Partimos aos 23 de Março, ficando a gente mui desconsolada, e muitos com lagrimas chorando. Ha do Porto Seguro ao Espirito Santo 60 léguas. Receberam-nos quando chegamos os moradores com grande prazer e alegria; e des que cheguei Paschoa, não me occupeí, nem entendi em outra cousa sinão em confessar e fazer outras obras pias. Passada a Paschoa, ordenamos de fazer uma pobre casa para nos podermos recolher nella. Ella está já coberta de palha, e sem paredes. Trabalharei que se edifique aqui uma ermida junto della em um sitio mui bom, em a qual possamos dizer missa, confessar, fazer a doutrina e outras cousas semelhantes.

Grande é o fruito que por bondade do Senhor se fez e faz entre os Christãos, elle seja por tudo louvado: porque uns se apartam de suas mancebas, e outros as deixam e se casam, e determinam de se emendar e ser bons ao diante. Queira o Senhor conserval-os em bons propósitos. Os jogadores permaneciam muito em seus maus costumes e vicios, e eram maus de arrancar delles.

Agora por graça do Senhor estão mui emendados, e tenho-lhes tomado muitos jogos de cartas e dados, de que os que ainda estão obstinados murmuram, mas eu, olhando áo proveito que disto se segue, não descanso de os perseguir. Fazemos cada dia a doutrina aos escravos desta villa, que são muitos.

Não ouso aqui bautizar estes tão facilmente, ainda que o pedem muitas vezes, porque me temo de sua inconstância e pouca firmeza, sinão quando estão em o artigo da morte. Tem-se cá mui pouca confiança nelles porque são mui mudaveis, e parece aos homens impossivel poder estes vir a ser bons christãos, porque aconteceu já bautizar os Christãos alguns, e tornarem a fugir para os Gentios, e andam depois lá peiores que d'antes, e tornam-se a metter em seus vicios e em comer humana. O mesmo fazem alguns que já estiveram em . Nosso Senhor queira por sua infinita misericórdia haver piedade de tantas almas perdidas e tão apartadas e esquecidas de seu Creador. São tantos e é a terra tão grande, e vão em tanto crescimento que, si não tivessem continua guerra, e si se não comessem uns aos outros, não poderiam caber. Compadecei-vos, Irmãos meus, desta gente tão bruta, e pedi ao Senhor ne despiciat opus manum suarum.

E ‘ esta terra onde ao presente estou a melhor e mais fértil de todo o . Ha nella muita caça de monte, muitos porcos montezes, e é mui abastada de pescado. Não vos esfrie, Caríssimos, serem os Gentios (como disse) tão mudaveis e inconstantes, para que por isso hajais de perder os fervores, e grandes desejos de vir cá a trabalhar por amor de Deus e salvação destas almas, porque omnia Deo possibilia sunt, qui poterit de lapidibus istis suscitare filios Abrahce. E espero que vossa caridade será tão grande que os mudará, e vossa constância tão inteira que os fará perseverar em a fé e serviço do Senhor. Pôde ser que tão ruins eram os da , dos quaes muitos que os Padres bautizaram são mui bons christãos, e permanecem em nossa santa Fé, trabalhando por viver em bons costumes.

Nosso Senhor nos dê perseverar em seu santo serviço, para que em esta vida sua santa vontade em tudo cumpramos.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.