Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1672 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. IV). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. p.103. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

31/05/1662: Provisão que se passou para os Superiores das Aldeias darem índios para o corte do pau Brasil do donativo

Francisco Barreto, do Conselho de guerra de Sua Magestade Governador e Capitão geral do Estado do Brasil.

Porquanto os moradores da Capitania do Espírito Santo se offereceram a contribuir em pau Brasil os 400 mil reis que lhe couberam dos 80.000 cruzados com que esta praça concorre á satisfação dos 140 que todo o Estado ha de pagar cada anno para o dote da Senhora Infanta, e ajuntamento (ajustamento?) da paz de Hollanda: e me consta que o não podem fazer sem índios das Aldeias que estão a cargo dos Religiosos da Companhia de Jesus: e sendo este serviço de tanta importância, se não escusa acudirem a elle os mesmos índios, pagando-lhes os moradores seu trabalho na forma que for estylo. Hei por bem, e ordeno ao Padre Superior, ou Superiores que ao presente são e ao diante forem das Aldeias dos índios que houver na dita Capitania, dêm á ordem da Câmara della os que forem pedidos para o corte do dito pau Brasil, emquanto a dita contribuição durar, ficando obrigadas as pessoas a que se encarregar a lhes pagar o que for justo, e costume, de que terá particular cuidado a mesma Câmara. Para o que mandei passar a presente sub meu signal e sello de minhas armas a qual se registará nos Livros a que tocar, e se guardará, e cumprirá tão pontual e inteira mente como nella se contém sem duvida embargo, nem contradição alguma. Bento Pereira de Andrada a fez nesta Cidade do Salvador Bahia de todos os Santos em o ultimo de Ju digo Maio de 1662.

Bernardo Vieira Ravasco a fez escrever. Francisco Barreto.

E nesta conformidade se passaram duas Provisões mais com data de 2 de Junho para as Capitanias dos Ilhéus e Porto Seguro para o pau com que hão de contribuir os 200$ reis que a cada uma foi lançado para o tributo do dote da Senhora Infanta e paz de Hollanda.

Bernardo Vieira Ravasco.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.