Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1672 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. IV). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp.101-102. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

01/06/1662: Provisão para correr o papel sellado nas Capitanias deste Estado

Francisco Barreto, Governador e Capitão geral do Estado do Brasil.

Porquanto Sua Magestade foi servido mandar-me por carta sua de Janeiro deste anno que neste Estado se usasse o papel sellado na forma que se praticava em Portugal para isso enviou o Regimento que nesta praça se fica observando, e convém se execute e siga em todas as mais Capitanias que della se hão de prover do mesmo papel. Hei por serviço de Sua Magestade e ordeno aos Capitães-mores, e Câmaras das Capitanias de Sergipe del-Rei, Morro, Ilhéus Porto, e Espírito Santo a todos em geral e a cada um em particular que tanto que esta Provisão se, lhes presentar a façam publicar, e correr dalli em diante o papel sellado na mesma conformidade que aqui se pratica, e o Regimento declara elegendo a Câmara de cada uma Capitania uma pessoa a que debaixo de fiança necessária se entregue o, papel sellado que remetter o Thesoureiro delle é ou for desta praça, cuja ordem seguirá na venda delle e o que resultar lhe enviará em letra segura e abonada de que a Câmara terá particular cuidado para que não possa haver descaminho algum e de tudo dará conta a este Governo em que convém se tenha entendido o procedimento que em cada Capitania das sobreditas se tem neste negocio. Para firmeza do que mandei passar a presente sob meu signal e sello de minhas armas, a qual se registai rá nos Livros da Secretaria do Estado e nos a que tocar das Câmaras das ditas Capitanias. Bento Pereira a fez nesta Cidade do Salvador Bahia de todos os Santos em o 1.º de Junho de 1662. Bernardo Vieira Ravasco a fez escrever. Francisco Barreto.

Bernardo Vieira Ravasco.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.