Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1672 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. IV). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp.47-49. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

03/09/16571Data estabelecida a partir da Provisão que nomeou Francisco Luis de Oliveira Capitão-mor do Espírito Santo, de 30 de setembro de 1655.: Regimento que levou o Capitão Francisco Luis de Oliveira que vae por Capitão-mor da Capitania do Espírito Santo

Hieronimo de Attaide [Jerônimo de Ataíde], Conde de Attouguia [Conde de Atouguia], etc.

Porquanto ora envio o Capitão Francisco de Oliveira governar a Capitania do Espirito Santo, hei por bem, e ordeno, guarde em tudo o Regimento seguinte.

1 — Logo que chegar presentará aos Officiaes da Câmara a Patente, que leva, dando-lhes a carta, que lhes mandei escrever, e ao Capitão-mor (Simeão) Simão de Carvalho a quem vae succeder a que também lhe leva, pela qual lhe hei por levantada a homenagem da dita Capitania, tomará posse della na forma costumada.

2 -— E porquanto ordeno ao mesmo Simão de Carvalho se venha logo a esta praça na primeira embarcação, se elle o não fizer assim (o que não creio) o remetta preso com segurança, e com elle quaesquer pessoas, que o favorecerem a esse fim.

3 — Visitará todas as fortificações, e armazéns, e procurará se reedifiquem aquelles, que necessitarem de concerto, e façam as convenientes seguranças da praça, reparando a Artilharia, e dispondo tudo o mais que lhe parecer para que em qualquer ocasião que se offereça ache alli o Inimigo toda a resistencia.

4 — Dar-me-á conta cia pólvora, e munições que alli acha tomando ao Almoxarife e Provedores das que havia, e em que se despenderam; e me avisará das que são necessárias, e que Artilharia se haverá mister de que calibre, e para que partes; tudo com uma relação muito particular das forças e fortificações que tem para defender.

5 — Passará mostra á infantaria, e enviará certidão do Escrivão da Fazenda do numero de Soldados que havia quando entrou a governar aquella Capitania Simão de Carvalho, e os que nella acha.

6 — Verá as armas, logo mandará concertar as que houverem mister; e me enviará também memoria das que ha no armazém, ou são necessárias.

7 — Procurará assentar praça a todos os que constar são vadios, para se acerescentar a Infantaria mas com additamento deve obrigar com violencia aos que constar servirem, ou terem modo de vida útil á Republica. (Sic).

8 — Prenderá a todos os Soldados, que das praças do Norte forem fugidos, para o Sul, ou das do Sul vierem para as do Norte, e lhes fará assentar praça naquelle presidio.

9 —Tratará com particular attenção ver que effeitos tem a Fazenda Real, e que despesa, e faltando vinhos fará dar a execução a ordem que leva sobre o tributo da aguardente; e se comtudo faltar ração á Infantaria pedirá á Camara a remedeie, no modo, que lhe parecer mais suave, e não o fazendo a obrigará com toda a prudência para que de nenhum modo se queixe a Infantaria.

10 — Vagando alguns officios provera a serventia no Ínterim, que se não recorre a buscal-as a este Governo a que os providos serão obrigados dentro em quatro mezes. E com os moradores se haverá de maneira, que evite poderem me chegar noticias contrarias á confiança que faço de sua pessoa. Bernardo Vieira Ravasco o fiz escrever. O Conde de Attouguia.

Regimento de que ha de usar o Capitão Francisco Luis de Oliveira na Capitania do Espirito Santo a que V. Exa. ora envia com o cargo de Capitão-mor. Para V. Exa. ver.

Bernardo Vieira Ravasco.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.