Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp.407-408. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

21/05/1658: Carta para o Capitão-mor da Capitania do Espírito Santo

Vejo o que VM. me escreve acerca do pouco sustento que ha para a infanteria; e também vejo o muito que convém ter essa praça com a guarnição que é necessário porque ha noticias certas de os Hollandezes haverem declarado guerra com Portugal, e é muito para se cuidar, que sempre hão de ter os olhos no Brasil. VM. perfaça os 40 Infantes da lotação dessa praça, que ao Provedor da fazenda remetto ordem que ha de presentar á Câmara para lhe consignar o sustento pelo meio mais suave ao povo, e mais effectivo a ração com que é justo se não falte aos soldados. VM. applique o effeito com o cuidado que espero, e do que se assentar me dê conta. Guarde Deus a VM. Bahia e Maio 21 de 1658. Francisco Barretto.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.