Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp.406-407. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

21/05/1658: Carta para a Capitão-mor da Capitania do Espírito Santo

A VM. é presente o caso que succedeu na Parahiba [Paraíba], e como o excesso de aquelles homens matarem seu Capitão é tão digno de todo o castigo: sem embargo de eu mandar um ajudante com 25 soldados a prender os delinqüentes: me pareceu enviar a VM. com esta a memória delles, e de seus signaes, para, que se o Ajudante os não alcançar e elles se haverem retirado para essa Capitania faça VM. toda a diligencia possível por os prender, e remetter presos em ferros com boa guarda a este porto; ficando VM. advertido que todos os culpados por qualquer crime que forem a essa Capitania VM. os prenda, e remetta a esta praça, e sabendo que nella está algum que nessa esteja criminoso, me avise VM. com as devassas, ou querelas que deles houver, para aqui se lhes dar o castigo que merecerem, porque de não haver cuidado algum de prenderem umas praças os delinqüentes das outras, resulta atreverem-se a commeter os crimes em umas, e a passear livremente em outras, sem respeito algum das justiças: cujo medo era razão os abstivesse, tanto de cair nas culpas, como de apparecer diante dos Ministros, ou officiaes que os dissimulam. E porque esta matéria é de tanta importancia para a conservação dessa Capitania e boa administração da justiça, porque fio de seu zelo se hevará nella muito como deve a suas mesmas obrigações.

Guarde Deus a VM. Bahia e Maio 21 de 1658. Francisco Barreto.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.