Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. p.405. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

13/07/1658: Carta para o Capitão-mor da villa da Vistoria Capitania do Espirito Santo

Recebi as cartas de VM., e vejo tudo o que me diz acerca da descompostura dos Officiaes da Câmara, Ouvidores, e outras pessoas, que concorrem, para a inquietação em que essa Capitania ficava: O soccorro, que me pede de infanteria para a socegar: O estado em que se acham os rendimentos dos engenhos de Marcos Fernandes Monsanto [em Guarapari]: e conservação que VM. pretende na júrisdição do Donatário dessa capitania. E pareceu-me responder a VM. quanto á jurisdição do Donatario, que eu a desejo conservar muito: mas para me ser presente qual é, e este Governo não perder alguma, VM. cumpra inteiramente tudo o que contem a provisão inclusa, dando-me conta de o haver feito assim sem dilação. E quanto ao remédio das resoluções dessa praça com o Ouvidor que fico para despachar irão as ordens necessárias. Com elle mandarei também as que se estão passando pela fazenda a cujos Ministros se deu vista sobre o rendimento dos engenhos entretanto procure VM. conservar assim os moradores como os Officiaes da Câmara, com todo o bom modo que espero de sua prudência e zelo. Guarde Deus a VM. Bahia e Setembro 13 de 1657 (sic). Francisco Barretto.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.