16/01/1661: Carta para o Provedor da fazenda Real da Capitania do Espírito Santo acerca do pagamento dos Religiosos de São Francisco e Capitão-mor

Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. p.388. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

16/01/1661: Carta para o Provedor da fazenda Real da Capitania do Espírito Santo acerca do pagamento dos Religiosos de São Francisco e Capitão-mor

Tenho entendido por queixas que se me fizeram que Domingos Vaz Lima Almoxarife dessa Capitania falta com as ordinárias aos Religiosos de São Francisco e com os ordenados ao Capitão Dom Dinis Lobo: e não posso deixar de estranhar muito que donde VM. tem a cargo a fazenda de Sua Magestade e tendo eu tão bom conceito de seu procedimento haja semelhantes descuidos, sem VM. os remediar. VM. faça logo pagar com effeito aos Religiosos o que se lhes estiver devendo, e ao Capitão-mor o que era estylo praticar-se com seu immediato antecessor. E se porventura deixou de ir na folha algum assento que o faça differente das passadas, e essa foi a occasião da duvida, VM. avise ao Provedor-mor dando-me conta a mim do que se lhe offerecer sobre esta matéria para se evitar o inconveniente de se pagar a uns, e outros o que lhes toca. Deus guarde a VM. Bahia e Janeiro 16 de 1661. Francisco Barretto.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.