02/06/1656: Carta para o Provedor das fazendas dos defuntos e ausentes da Capitania do Espirito Santo Bento Lobo Gavião a favor do Provedor-mor da fazenda Real deste Estado

Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp.342-343. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

02/06/1656: Carta para o Provedor das fazendas dos defuntos e ausentes da Capitania do Espirito Santo Bento Lobo Gavião a favor do Provedor-mor da fazenda Real deste Estado

O Provedor-mor da fazenda Real do Estado Matheus Ferreira Villasboas manda tomar posse a essa Capitania dos engenhos que ficaram de —1Nesta e nas cartas que se seguem [2 caras com a mesma data], está em branco o nome seu primo, e só a levar os papeis, e procuração que envia, vae este correio. Todo o favor que seus Procuradores houverem ahi mister de VM. lh’o faça de maneira que se enxergue nelle o effeito que esta carta teve, de que VM. me dará conta para me ser presente . . . se todavia tiverem alguns requerimentos nesse juizo obre VM. de maneira em lhe fazer justiça que sem ella ficar offendida fique o favor com que escrevo esta sem diminuição alguma de seu rigor, porque em tudo lhe desejo os successos com felicidade. Guarde Deus a VM. Bahia e Junho 2 de 1656. O Conde de Attouguia [Conde de Atouguia].

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.