02/06/1656: Carta para o Ouvidor da Capitemia do Espirito Santo a favor do Provedor-mor da fazenda Real deste Estado

Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp.341-342. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

02/06/1656: Carta para o Ouvidor da Capitemia do Espirito Santo a favor do Provedor-mor da fazenda Real deste Estado

O correio que esta carta ha de dar a VM. vae só a levar uns papeis e provisão do Provedor-mor da fazenda Real deste Estado Matheus Ferreira Villasboas, para se tomar ahi posse dos engenhos que ficaram de —1Nesta e nas cartas que se seguem [2 caras com a mesma data], está em branco o nome seu primo. Todo o favor e brevidade com que VM. obrar nesta matéria estimarei com particularidade: e seja este o maior encarecimento com que a posso recommendar a VM. sobre o que em si tem por ser do sujeito que é. E para que eu tenha entendido o effeito que esta carta teve, me responderá VM. a ella, dando-me conta de haver disposto (para o conseguir) tudo o que a justiça der logar, offerecendo-se cousa que necessite de VM. lh’a fazer a requerimento de seus procuradores; os quaes hei também por mui encommendados a VM. a quem Deus guarde.

Bahia e Junho 2 de 1656. O Conde de Attouguia [Conde de Atouguia].

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.