Referência

DOCUMENTOS Históricos. Correspondencia dos Governadores Gerais. 1712-1716. Vol XLII. Rio de janeiro: Biblioteca Nacional. 1938, p.205. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

23/07/1714: Carta que se escreveu ao Capitão-mor da Capitania do Espírito Santo

Meu antecessor me mostrou a carta que Vossa Mercê lhe escreveu quanto á conta que nela lhe dá de não poder executar prontamente as ordens em virtude das de El-Rei meu Senhor se lhe teem passado deste Governo Geral sobre evitar por todos os meios possíveis que nessa Capitania se não faça o menor descobrimento de minas de ouro, por ser assim conveniente ao serviço do mesmo Senhor; novamente encarrego a Vossa Mercê esta diligência advertindo-lhe que se lhe há de dar em culpa, qualquer omissão que nela haja: e se houver quem contra as ditas ordens intente fazer o menor descobrimento Vossa Mercê, o prenda e remeta com toda a segurança a esta cidade, dando-me muito particular conta de tudo o que houver sobre esta matéria: com esta vai a cópia do edital que Vossa Mercê mandará publicar nessa Capitania e Registar nos livros das Câmaras das Vilas dela e o fará observar inviolavelmente.

O Capitão Engenheiro desta praça há de passar brevemente por ordem de El-Rei meu Senhor a essa Capitania a fazer as plantas da fortificação de que necessita para a sua defesa e da Capela-mor da Igreja Matriz da Vila da Conceição. Com ele manderei remeter as peças de Artilharia de maior calibre e munição competente que Vossa Mercê tem pedido. Deus guarde a Vossa Mercê. Baía e julho 23 de 1714.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.