Referência

DOCUMENTOS Históricos. Cartas Régias 1667-1681. Vol. LXVII. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional. 1945, p.179. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

02/12/1675: Carta de Sua Alteza sobre se ajustar com Francisco Gil de Araujo o negócio do descobrimento das minas das esmeraldas da Capitania do Espírito Santo

Visconde amigo. Eu o Príncipe vos enviu muito saudar. Pelas Provisões e Ordens que aqui mandei passar a José Gonçalves de Oliveira, Capitão da Capitania do Espírito Santo que por vossa ordem vai à sua custa ao descobrimento da Serra das Esmeraldas da dita Capitania entenderei as mercês que fui servido fazer aos que o hão de acompanhar nesta jornada e descobrirem minas de esmeraldas sendo o mineral fixo e de sorte que redunde em benefício desta Coroa e se receber uma Carta de Francisco Gil de Araujo, Donatário da dita Capitania, estando já passadas as ditas ordens em que se oferece mandar fazer o dito descobrimento à sua custa, queixando-se do dito Capitão José Gonçalves lhe não fazer saber a jornada do dito descobrimento; me pareceu ordenar-vos que chamando a Francisco Gil de Araujo ajusteis com ele o negócio do descobrimento das ditas Minas e quando ele o queira mandar fazer na conformidade das ordens que estão passadas a Gonçalves de Oliveira terão efeito nas pessoas de Francisco Gil de Araújo mandar a este descobrimento, fazendo-se à sua custa e praticando-se com ele as mesmas mercês que estão concedidas pelas ordens referidas, com obrigação que mandará fazer a dita jornada no mês de Abril do ano que vem como José Gonçalvez aponta por se não perder a ocasião e os mais aprestos que representou ter prevenido para entrar no dito mês de Abril e não se acomodando o mesmo Francisco Gil nas mercês que tenho concedido e na brevidade do tempo terão então efeito as que estão passadas a José Gonçalvez e lhe dareis as mais ordens que lhe forem necessárias ordenando-lhe que vá fazer a dita jornada e que o possam acompanhar aquelas pessoas que o quiserem fazer. Escrita em Lisboa a 2 de Dezembro de 675. Príncipe. Conde de Val de Reis. Para o Governador e Capitão Geral do Brasil. Bernardo Vieira Ravasco.

À Margem: Na conformidade da Carta de Sua Alteza de 5 de Dezembro de 675 e aceitação do Donatário e Governador da Capitania do Espírito Santo feita em 3 de junho de 676 lhe pertence esta carta retro-escrita e nessa forma se cumpra e se registe tambem nos livros da Câmara e Fazenda daquela Capitania. Bahia e Junho 10 de 1676.

Agostinho de Azevedo Monteiro. Alvaro de Azevedo. Antonio Guedes de Brito

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.