Referência

DOCUMENTOS Históricos. Correspondencia dos Governadores Geraes 1675-1709. Provisões 1664-1668. Vol. XI. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional. 1929, p.49. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

14/08/1675: Carta para o Governador do Rio de Janeiro Mathias da Cunha sobre os Indios que pediu Joseph Gonçalves de Oliveira Capitão-mor do Espirito Santo

O Capitão-mor da capitania do Espirito Santo Joseph Gonçalves de Oliveira que . . . . . . . . .  sua custa e . . . . . . . . . panhar ao descobrimento das Esmeraldas . . . . . . . . . . que lhe são necessários cento e cincoenta Indios . . . . . . . dessa capitania além de outros que lhe tenho . . . . . . . . Porto Seguro. E como a empresa é tão difficil, que a não têm conseguido os diversos sujeitos que a emprehenderam, e por esta razão, tão grande o serviço que fará a Sua Alteza se lograr um fim tão incerto, não só é digno de se lher fazer todo o favor, mas muito conveniente que por falta delle (não) deixe de prosseguir no intento. E assim me pareceu dizer a Vossa Senhoria que em consideração de tudo o referido . . . empenhado em lh’o haver ordenado se sirva Vossa Senhoria mandar lhe dar das aldeias que houver dessa Capitania os centos e cincoenta Indios sem os quaes não poderá obrar o . . . . . . . . . . . . . . . . como os que dependem . . . . . O Capitão-mor avisará a Vossa Senhoria quando há de partir. E Vossa Senhoria a mim o que posso fazer aqui em seu serviço. Guarde Deus a Vossa Senhoria muitos annos. Bahia e Agosto 14 de 1675.

Affonso Furtado de Castro do Rio de Mendonça

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.