Referência

Carta do 1.º Conde da Torre (volume II).Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses – Centro de História e Documentação Diplomática/MRE. 2001, p.250. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Centro de História e Documentação Diplomática/MRE

Encontrou um erro?

 

[Entre 22/02 e 27/06/1639]: [dos homens do terço de Dom Fernando de Lodenha]

Item o capitão Ruy de Carvalho se tirou das listas e se pos nelas o capitão Pedro de Lima.

Item tirou se mais o capitão Francisco Gil de Araujo, entrou en seu lugar Manoel Rodrigues.

Item Don Alonso de Vultrago não hera do terço do amestre de campo Dom Fernando, nem o capitam Ruy Carvalho porque o Vultrago se lhe agregou 1Palavras riscadas e Luis Alvarez enquanto não vinha o mestre de campo Fernando da Silveira e se lhe formava o seu terço.

Item o capitam Manoel Coelho veyo com ordem de Sua Alteza para se agregar a hũ dos terços deste presidio enquanto não vinha gente para a guerra de Pernãobuco.

Item e Francisco de Villa Gomes, que agora se da por troca de Francisco Fernandez, também he do terço do mestre de campo Fernando da Silveira.

E tudo isto consedeo o governador Pedro da Silva ao mestre de campo Dom Fernando de Ludenha com suas pretenças, e suas cozas mas.

Do senhor Dom João da Veja Basan.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.