Referência

CUNHA, Maria José dos Santos. Vasco Fernandes Coutinho: notas históricas e genealógicas. Dimensões, vol. 31, 2013, p. 105-126. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Maria José dos Santos Cunha, Revista Dimensões

Encontrou um erro?

 

Resumo: Vasco Fernandes Coutinho nasceu em família da pequena nobreza de serviços com ligações familiares à alta nobreza. Como qualquer jovem de igual estatuto social, fez carreira militar no Império Português do Oriente por cerca de 25 anos, chegando a alcançar alguma proeminência,com breve passagem por Marrocos. Quando o rei português decidiu iniciar a colonização do Brasil, dividindo o ônus com a iniciativa privada, a Vasco Fernandes foi entregue, a título hereditário, a décima primeira capitania que receberia o nome de Espírito Santo.

Palavras-chave: Espírito Santo; Capitão-donatário; Capitanias hereditárias; Colonização.

* Artigo recebido em 27 de outubro de 2013. Aprovado para publicação em 5 de dezembro de 2013.

** Doutoranda em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais, pela Universidade de Évora. Membro do Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais com a tese “Os Jesuítas no Espírito Santo: contactos, confrontos e encontros (1549-1459)”. E-mail: cunha.mjs@gmail.com.


Documento

[embeddoc url=”https://historiacapixaba.com/wp-content/uploads/2020/08/spiritosancto-publicacao-artigo-Maria-José-dos-Santos-Cunha-Vasco-Fernandes-Coutinho-notas-históricas-e-genealógicas.pdf” download=”all”]
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *