Poderes e família : domicílios multifacetados chefiados por mulheres Aldêa Velha (ES), 1843, por Francesco Suanno Neto

Podcast 001 Bônus: Francesco Suanno Neto
15/04/2021
O Museu de São Benedito do Rosário: musealização como parte de uma política preservacionista do patrimônio cultural, por Ana Gláucia Oliveira Motta
19/04/2021

Referência

SUANNO NETO, Francesco. Poderes e família: domicílios multifacetados chefiados por mulheres; Aldêa Velha (ES) 1843; ; 2014; Dissertação (Mestrado em História Social das Relações Políticas) - Universidade Federal do Espírito Santo, 2014. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Francesco Suanno Neto, Universidade Federal do Espírito Santo:http://repositorio.ufes.br/handle/10/3514

Encontrou um erro?

 
Compartilhe:

Poderes e família : domicílios multifacetados chefiados por mulheres Aldêa Velha (ES), 1843, por Francesco Suanno Neto

Dissertação de Mestrado

Resumo: A pesquisa Poderes e Família: domicílios multifacetados chefiados por mulheres. Aldêa Velha (ES), 1843 buscou discutir as variadas características das famílias em uma pequena do norte do Espírito Santo, chamada Aldêa Velha, atual Santa Cruz, no referido ano. A partir do contato com a fonte intitulada Mappa da Populasam da Freguezia de Nossa Senr.A da Penha de Aldêa Velha; Pertencente ao anno de 1843, coletado junto ao Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, foi possível examinar os arranjos dos domicílios. O documento, que trata de uma contagem de população de meados do século XIX, relaciona informações como nome, etnia, idade, naturalidade, estado civil e profissão dos habitantes da localidade. O estudo voltou-se para análise da composição das famílias, em especial daquelas chefiadas por mulheres, inspirado nos critérios estabelecidos pela pesquisadora Eni de Mesquita Samara, que propôs tipificações das variadas possibilidades de composições familiares. Esta pesquisa se concentrou, ainda, em verificar, por meio de tabelas produzidas a partir dos dados contidos no maço de população citado, o panorama dos arranjos familiares de Aldêa Velha, no ano de 1843. Constatouse, na análise dos dados, que a presença feminina naquela sociedade se dava de modo expressivo no comando das famílias, possibilitando a compreensão das especificidades e características das unidades domésticas, bem como dos espaços de atuação das mulheres na região. Enfim, pode-se dispor que, em Aldêa Velha, havia, de fato, a composição de domicílios multifacetados, ou seja, aquelas moradias de caráter flexível e disperso, compostas por múltiplos modelos. As unidades domésticas chefiadas por mulheres buscavam diferentes estratégias para a gestão de seu domicílio, revelando a presença dessas personagens nos mais distintos âmbitos sociais.

Palavras-chave: Contagem de População. Mulheres. Domicílios chefiados por mulheres.


Download

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?
Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [918.36 KB]

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.