Referência

CUNHA, Maria José dos Santos. Os Jesuítas no Espírito Santo 1549-1759: contactos confrontos e encontros. Tese (Doutorado m Teoria Jurídico Política e Relações Internacionais)—Évora: Instituto de Investigação e Formação Avançada – IIFA: Universidade de Évora, 2015. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Maria José dos Santos Cunha, Universidade de Évora

Encontrou um erro?

 

Os Jesuítas no Espírito Santo 1549-1759: contactos, confrontos e encontros, por Maria José dos Santos Cunha

Tese de Doutorado

Resumo: Este trabalho analisa a acção missionária jesuíta na capitania do Espírito Santo entre 1549 e 1759no quadro geral do Brasil colónia dentro do estruturado espaço colonial português, comummente chamado Império. O objectivo principal deste trabalho é o levantamento de dados sobre a sua actuação no processo geopolítico religioso na capitania onde se cruzam colonizadores, indígenas de diferentes etnias, estrangeiros e religiosos. Do encontro dos dogmas cristãos com o pensamento indígena e a intenção dos colonizadores surge o confronto. Os jesuítas elaboram então um conjunto de propostas que contribuíram para a evolução do pensamento político moderno e mudaram as regras dentro da própria Companhia. Destacam-se as missões indígenas e as fazendas, como polos de surgimento duma nova cultura que resulta do cruzamento dos diferentes agentes envolvidos e o seu papel na permuta e consolidação da presença portuguesa.

Palavras-chave: Jesuítas, Espírito Santo, Capitania, Ameríndios, Missões, Aldeias, Fazendas.


Download

[embeddoc url=”https://historiacapixaba.com/wp-content/uploads/2016/01/spiritosancto-publicacao-tese-Maria-José-dos-Santos-Cunha-Os-jesuítas-no-Espírito-Santo-1549-1759-contatos-confrontos-e-encontros.pdf” download=”all” viewer=”google”]
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *