Referência

Mapa do Tesouro na Ilha de Trindade. In A Noite, Rio de Janeiro, 18 de janeiro de 1940. Disponível em: . Acesso em: .

Link Original

http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=348970_04&pagfis=394&pesq&url=http%3A%2F%2Fmemoria.bn.br%2Fdocreader#

Créditos

Marcos Juliano Ofenbock; Jornal A Noite

Encontrou um erro?

 

1940: Mapa do Tesouro na Ilha de Trindade

O nome Tesouro da Trindade é atribuído ao tesouro que teria sido escondido por piratas na distante Ilha da Trindade, pertencente ao Arquipélago de Trindade e Martim Vaz, um grupo de ilhas situado em meio ao Oceano Atlântico a cerca de 1.200 quilômetros da costa do Brasil, tratando-se da parte mais oriental do território brasileiro. Seu conteúdo, uma fortuna em ouro e pedras preciosas, seria parte das riquezas que teriam sido retiradas de Lima, capital do Peru, em 1821, durante a guerra da independência.

A história sobre a existência do tesouro ganhou fama e tornou-se mundialmente conhecida a partir da publicação, em 1890, do livro The Cruise of the Alerte, de autoria do inglês Edward Frederick Knight, sendo ali usada pela primeira vez a expressão Tesouro da Trindade. Em sua narrativa, o livro contém o relato da expedição realizada por E. F. Knight em 1889, quando esteve na Ilha da Trindade procurando pelo valioso tesouro. Embora não o tenha encontrado, seu testemunho tornou públicos os acontecimentos que deram origem à história e os motivos que a fundamentaram. Publicada na língua inglesa, a obra tornou-se fonte de consulta para pesquisadores de todo o mundo e serviu de base para diversas teorias que surgiriam a respeito da localização e real existência do tesouro.

Seis anos depois de sua publicação, a história do livro The Cruise of the Alerte chegaria ao Brasil por intermédio de uma reportagem do jornal Gazeta de Notícias, que apresentava ao público um resumo da narrativa de E. F. Knight. Curiosamente, seu relato encontrou consonância com outros fatos ocorridos no Brasil, os quais vieram à tona quando um leitor escreveu para o jornal e informou que existia um roteiro, escrito em 1880 por um velho pirata inglês chamado Zulmiro, contendo a descrição de um grande tesouro que estaria escondido em uma ilha “chamada Trindade”.

A partir dessa e outras reportagens publicadas na primeira metade do século XX, pesquisadores brasileiros que tiveram acesso ao conteúdo do roteiro organizaram várias expedições à Ilha da Trindade, mas não encontraram o esconderijo do tesouro. Posteriormente, já no final da década de 1930, dois oficiais da Marinha do Brasil levantaram outra hipótese: a de que o tesouro estaria em uma das ilhas da Baía de Guanabara, no litoral do Rio de Janeiro. Embora também não o tenham encontrado, em 1940 publicaram no jornal A Noite o desenho de um mapa do tesouro, que passaria a ser interpretado como sendo uma reprodução daquele entregue pelo pirata em 1850.

No jornal, é possível ler:

O mapa da antiga Ilha dos Coqueiros, tal como caneta do roteiro de Zulmir. Visto às avessas, ele é o mesmo da Ilha onde estão sendo feitas as pesquisas. Na parte mais saliente, lê-se a palavra “Treasure” (tesouro), ponto escolhido pelos piratas para esconderijo das riquezas. É também nesse local o “papo do pato”, onde está a “Grande PEdra”, de que já falamos. Em cima estão as letras “Z”, “Z”, “J” e “S”, que seriam as iniciais de Zulmir, Zarolho e José Sanches.

Na série de reportagens que vimos publicando sobre as pesquisas levadas a efeito na antiga Ilha dos Coqueiros, pelos tenentes Dinkel da Cunha e Gustavo Gurgulino e pelo Sr. Annibal Pimentel, temos recomposto os sucessivos fatos que os teriam induzido a prosseguir, animados de profunda convicção os trabalhos tendentes a desnudar o segredo dos piratas Zulmir, Zarolho e José Sanches.4O mapa que hoje publicamos da ilha de Trindade dos Piratas, é o mesmo cujo original se encontra em poder do Almirantado britânico e que teria despertado a curiosidade do tenente Dinkel. Esse mapa como dissemos ontem, pertencia ao arquivo do professor Ananias da Cunha, que se limitava apenas a aludir a um “famoso tesouro existente na ilha da Trindade”. Outros documentos ainda se encontram em poder do tenente Dinkel, como seja um mapa representando o roteiro que foi considerado como o dos piradas Zulmir, Zarolho e José Sanches, nas costas de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, uma vez que estava simbolizado pelas letras “Z.Z.J.S.”, 182″, iniciais essas tomadas como as de Zulmir, Zarolho e José Sanches. Ainda se vê nesse mapa uma linha pontilhada, partindo da de navegação, que está orientada no sentido interior da Baia de Guanabara, indo atingir as antigas ilhas de Paranapuan (atual Governador) e Coqueiros, justamente no canal que separa uma da outra, o “Canal de Zulmi”. Há também um mapa representando o litoral da América do Sul e um completo roteiro das Esquadras Piratas, intitulado “Roteiro Zulmir”, com a indicação dos trechos mais constantemente visitados pelos flibusteiros, entre os quais se encontrava também a baía de Guanabara.

Sobre a linha pontilhada que está orientada no sentido interior da baía de Guanabara, os tenentes Dinkel e Gustavo vieram a concluir que essa mesma linha outra coisa não representava senão a visada de cinco graus e trinta minutos noroeste do Pão de Açúcar, correspondente ao meridiano magnético da época, que falamos em nossa primeira reportagem.

 

5 Comments

  1. […] Mapa do tesouro da Ilha de Trindade, que teria sido feito pelo pirata Zarolho na Rússia e publicado em 1940 […]

  2. EM FINS DE 1939, DOIS TENENTES DA MARINHA BRASILEIRA, DINKEL DIAS DA CUNHA E GUSTAVO GURGOLINO, DISCRETAMENTE PROCURAVAM POR UM SUPOSTO TESOURO, ENTERRADO NA ANTIGA ILHA DOS COQUEIROS, HOJE ILHA DO BOQUEIRÃO, BASE BÉLICA DA MARINHA, NA BAIA DA GUANABARA, RJ.; NO INÍCIO DE 1940, APÓS UMA REPORTAGEM, O SR. ANNIBAL PIMENTEL, ALAGOANO, QUE JÁ TINHA FEITO DUAS EXCURÇÕES A ILHA DA TRINDADE DE PARATY, EM BUSCA DO SUPOSTO TESOURO DO PIRATA ZULMIRO, SEM NO ENTANTO OBTER ÊXITO, PROCUROU ASSOCIAR-SE AOS DOIS, NA BUSCA DESTE; A PARTIR DESTA DATA, INTENCIFICARAM-SE AS REPORTAGENS, E EM 18/01/1940, FOI PUBLICADO ESTE MAPA, QUE DARIA MARGEM PARA DIVERSAS INTERPRETAÇÕES, INCLUSIVE QUE O MESMO SERIA, ENTRE OUTRAS, O DA ILHA DA TRINDADE, NO PARALELO DE VITÓRIA ES.; E QUE ESTE TERIA PERTENCIDO A UM PIRATA RUSSO, COM UMA GRANDE CICATRIZ NA FACE, FALECIDO EM BOMBAIM ÍNDIA, E SIDO ENTREGUE PELO MESMO, A UM CAPITÃO “P” TRAFICANTE DE ÓPIO ENTRE 1848/1850, LIVRO DE E. F. KNIGHT, 1889; ( EXISTE UMA OUTRA ESTÓRIA, QUE CONTA QUE UM EX PIRATA RETORNANDO DO PERÚ, PARA A INGLATERRA EM 1877, COM O NOME DE JOHN SMITH, E QUE ANTES DE FALECER A BORDO DO NAVIO, ENTREGOU SEUS DOCUMENTOS, JUNTO COM UM SUPOSTO MAPA INDICANDO UM TESOURO, A ESPOSA DO CAPITÃO POLLY; E QUE ENTRE OS ITENS ENTERRADOS, NA ILHA, EXISTIA GRANDE QUANTIDADE DE VALORES ROUBADOS DAS IGREJAS DE LIMA, EM 1821.) CARL BADENDICK, “THE LIVERPOOL” 1914; CONTINUANDO: E QUE ESTE CAPITÃO “P” EXPEDIÇÃO DO BERGANTIM JOHN 1880, O TERIA ENTREGUE / VENDIDO A UMA COMPANHIA DE ARMADORES, EXPEDIÇÃO DA BARCA ÁUREA 1885, E QUE POSTERIORMENTE, TERIA SIDO ENTREGUE OU “TOMADO” PELO ALMIRANTADO BRITÂNICO, ENTRE TANTAS INTERPRETAÇÕES, UMA É QUE, DEPOIS DE VÁRIAS EXPEDIÇÕES INGLESAS A ILHA, UMAS NOTICIADAS E OUTRAS QUE FEITAS NA SURDINA, PASSARAM DESAPERCEBIDAS, NO ENTANTO A INGLATERRA ENTRE 1895/1896, REALMENTE INVADIU A ILHA, E DEPOIS DE VÁRIAS TRATATIVAS, SE RETIROU, ENTREGANDO ESTE MAPA AOS MEDIADORES DA TRETA; OU SEJA! AO GOVERNO PORTUGUÊS, QUE POR SUA VEZ, PODERIA TER ENTREGUE ESTE, OU UMA CÓPIA FIDEDIGNA A MARINHA / GOVERNO BRASILEIRO. IMEDIATAMENTE, AQUI NO BRASIL LIGARAM, E RESSUSCITARAM, O SUPOSTO PIRATA RUSSO, AO TAMBÉM SUPOSTO PIRATA ZAROLHO, AMIGO DE ZULMIRO, ONDE UM ESCAPOU E O OUTRO, TERIA SIDO ENFORCADO, AMBOS EM HAVANA/CUBA.
    DINKEL DISSE AO JORNAL QUE ESTE MAPA PERTENCIA AOS ARQUIVOS DE SEU AVÔ ANANIAS DA CUNHA, NO ENTANTO A HISÓRIA DEVE SER OUTRA; DINKEL DA CUNHA E GUSTAVO GURGOLINO, ERAM CONTADORES DA MARINHA BRASILEIRA, NATURALMENTE TINHAM ACESSO LIVRE AOS SEUS ARQUIVOS, E POSSÍVELMENTE PODERIAM TER RETIRADO DE LÁ , O DOCUMENTO OU FEITO OUTRA CÓPIA PARA SEUS PROPÓSITOS, E APÓS ESTA PUBLICAÇÃO, COM CERTEZA! A MARINHA/GOVERNO INTERVIERAM, CESSOU-SE TOTALMENTE O ASSUNTO NO JORNAL ,
    OS TENENTES SAIRAM DE CENA, E O SR. OPORTUNISTA ANNIBAL PIMENTEL, QUE ACREDITO, FOI QUEM PUBLICOU O MAPA, TAMBÉM TOMOU UM CHÁ DE SUMIÇO; MAIS JA ERA TARDE!, ENTRETANTO E FELIZMENTE, A MARINHA BRASILEIRA, NÃO RETIROU DOS ARQUIVOS DO JORNAL, A PÁGINA QUE CONTINHA O MAPA, E OUTROS, NEM TENTARAM ROUBALA, COMO FIZERAM COM A PÁGINA DO JORNAL DE 1896, QUE CONTINHA O MAPA DA ILHA DA TRINDADE, FEITO PELOS INGLESES, E USADO POR E.F.KNIGHT EM 1889.
    NÃO EXISTE DOCUMENTO COMPROVANDO QUE E. F. KNIGHT, TEVE ACESSO A ESTE MAPA, SOMENTE, COMO ELE MESMO CONTOU, A ESTÓRIA DO PIRATA RUSSO, MAIS TUDO INDICA QUE SIM! E NO ENTANTO PENSANDO TRATAR-SE REALMENTE DA ILHA DA TRINDADE, TERIA PREFERIDO UM OUTRO MAIS ATUAL; PORQUE NO MAPA , PUBLICADO NO SEU LIVRO, EM 1889, ELE INDICA A MESMA BAIA SW, LOCADA ERRONEAMENTE NESTE, PELOS INGLESES, SIMPLESMENTE, E SUPOSTAMENTE, POR QUE O PIRATA RUSSO, E JOHN SMITH, TERIAM DITO QUE O TESOURO ESTAVA PRÓXIMO A UM “PÃO DE AÇÚCAR” NA BAIA SW.; E TAMBÉM POR QUE, EM 1881 QUANDO ESTEVE NA ILHA DA TRINDADE, SUPOSTAMENTE PELA PRIMEIRA VEZ, E NADA SABIA SOBRE O TESOURO, SERÁ?, DESEMBARCANDO NA ENSEADA DOS PORTUGUESES, E FAZENDO VÁRIAS PESQUISAS NA ILHA, O MESMO, TERIA PARTIDO DE MONTEVIDÉU, RIO DA PRATA, PARA A BAHIA, E FORTES VENTOS, DESVIANDO O SEU CURSO, OS LEVARAM A ILHA DA TRINDADE; O INTERESSANTE NISTO TUDO, É QUE O RUMO PROPOSTO E INDICADO NESTE MAPA, PARTINDO DA TERRA, A 41°NE., CRUZANDO O CENTRO DA ROSA, COINCIDENTEMENTE, OU PROPOSITALMENTE, LOCADO NA MESMA POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA ILHA DA TRINDADE, E SEGUINDO ESSE MESMO RUMO A 41°SW. AZ. 221°, PARTINDO DE UMA SUPOSTA POSIÃO NA ILHA, (GOOGLE EARTH) VAI DAR EXATAMENTE NA ARGENTINA; SE E. F. KNIGHT, NÃO TINHA CIÊNCIA DO SUPOSTO ROTEIRO DO PIRATA ZULMIRO, PORQUE ENTÃO NA SUA SEGUNDA EXPEDIÇÃO A ILHA, A PROCURA DE UM SUPOSTO TESOURO ENTERRADO PRÓXIMO A UM PÃO DE AÇÚCAR, O MESMO EM VEZ DE DESEMBARCAR, ONDE O TERIA FEITO ANTERIORMENTE COM FACILIDADE, E BEM MAIS PRÓXIMO DO SEU PROPÓSITO, A BAIA DO PRÍNCIPE, PREFERIU DESEMBARCAR NA ENSEADA DA CACHOEIRA, (SW.) E ATRAVESSAR PRATICAMENTE TODA ILHA PARA CHEGAR AO LADO (SE.) PÃO DE AÇÚCAR ?.
    ESSA ATITUDE, VEM CONFIRMAR QUE, ALI NÃO ERA O MELHOR LOCAL PARA DESEMBARCAR, ENTRE TODOS DO LADO SUL DA ILHA, COMO O MESMO DISSE NO SEU LIVRO, E SIM!, PORQUE O RUMO 41°NE., PROPOSTO NO MAPA, E CONSIDERANDO ESTE COMO SENDO O DA ILHA DA TRINDADE, CORTA A MESMA NA ALTURA DA CACHOEIRA, AO LADO ESQUERDO DO DESEJADO, EXATAMENTE ONDE ELE ANCOROU O SEU NAVIO ALERT.; SENDO QUE O CENTRO DA ROSA, INDICADO NO MAPA , CONSIDERANDO A MESMA POSIÇÃO GEOGRÁFICA PARA A ILHA DA TRINDADE, SERIA DO OUTRO LADO DA CADEIA DE MONTANHAS, PRÓXIMO AO ATUAL (POIT).

    OBS. EU ARRISCARIA DIZER QUE: O MAPA PUBLICADO EM 1940, NÃO TEM A MÍNIMA SEMELHANÇA, OU INFORMAÇÕES CONTIDAS, PARA SE SUPOR QUE O MESMO, PODERIA TRATAR-SE DA ILHA DA TRINDADE; SENDO TOTALMENTE NULO PARA A MESMA. EXPLICAREI!

    PRTEIXEIRA – G BAY – UMA ILHA CHAMADA TRINDADE.

  3. josé augusto da silva disse:

    meu nome é Augusto e também procuro este tesouro e já estive pessoalmente em algumas ilhas do litoral Brasileiro. Particularmente eu não acredito muito nesses muitos detalhes do Tesouro de Trindade como : mapa, roteiro, local do tesouro ou a indicação de uma ilha de depósito dos roubos de Piratas …….Acho isso muito difícil para um Bom Pirata Inglês ou um Bom Corsário Inglês cometeriam um absurdo erro deixando tantos sinais e indicativas de seus depósitos. Não creio muito nestes detalhes todos pois, não é do feitio desse sujeitos. Pelo contrário esses Piratas e Corsários eram tão astutos que confeccionavam mapas falsos e falsas histórias e as espalhavam < porém não deixavam de ser meramente pistas falsas. Creio que este Depósito Pirata não está na ilha indicada pelo mapa e pelo roteiro de Zumiro.

  4. Boas Augusto!, Falou Certíssimo!, O Totalmente Inconfiável Roteiro do “suposto” Pirata Zulmiro, Não Indica a Ilha da Trindade Brasileira Como Sítio de Tesouro Nenhum!, Só Certos Incautos Confiaram Plenamente nos Que Diziam Estar Escrito Em Inglês, entre as Entrelinhas de Um Certo Livro “The Tatler”, Com Edição em 1741, Que na Realidade Nunca Foi Livro, e Sim! Um Jornaleco Inglês, Fofoqueiro e Intrigante, Fundado Em 1711, e Acabado em 1712, Um Roteiro Para Encontrar “Dois” Tesouros Enterrados Na Referida Ilha; Existiu Sim!, Coletâneas Das Fofocas e Intrigas, Publicadas Por Certos Editores Na Inglaterra, a Partir de 1758; Eu Que Particularmente Estudo o Assunto Suposto Roteiro Publicado na Íntegra em 1939/Mapa 1940, a 30 Anos, Posso lhe Dizer Que!: A Melhor Forma Para Tentar Entender Parcialmente a Estória do Suposto Roteiro é Melhor Ler a Estória, Supostamente Contada Pelo Pirata, A Edward (Robert) (Stammers) Young, No Brasil, Siplesmente Eduardo Young, “Um Incógnita”, Que Morreu Assassinado Com 36 Anos, e Já Tinha 42, Publicada No Jornal do Brasil Título: A Nova Ilha de Monte “Christo”, A Ilha da Trindade, Sob o Codinome “J. F. Bastos” (Hemeroteca Nacional), Primeira Edição 00109 em 18/04/1896, finalizando Com a Publicação Parcial do Suposto Roteiro em 19/06/1896 ED. “00171”, e Fazendo Uma “Retificão?” em 21/06/1896 Ed. 00173; Ora! Quem Prova Que Edward Young, Estava Falando a Verdade, Não Existem Documentos Comprobatórios, Somente Tentativas de Justifivar o Mesmo a Partir de 1910/1911, No Entanto Nunca Comprovaram a Existência do Suposto Livro The Tatler, Nem Uma Página, Nenhuma Fotografia, se Quer da Capa!, e Estas Justificativas, Duraram Até 1939!; Falei em “incautos?, Sim! Existiram Muitos, e Ainda Existem!, “Livro The Tatler 1741?”, Ocontrato Social de Rousseau 1791?, Publicado em Londres?, Methamorfoses de Ovídio, Obras de Vigílio, Sem Data, e 5 folhas da Megera domada de Shakespeare!, Lord Byron, Entre Outras Informações Primordiais; Cifras! Para Um Bom Entendedor Um Pingo é Letra!, Já Ouviu Falar em ESTEGANOGRAFIA?, Tudo está Codificado na Própria Estória Contada Por Edward Young (J. F. Bastos?), O Problema é Que Não Sabemos Qual Parte é Verdadeira, e O Que Foi Trocado, Se É Verdadeira, Ou Simplesmente Um Golpe do Conto do Vigário, Muito Comum Naquela Época; Acredito Que Deva Ter Existido Um Documento, Um Diário (Totalmente Codificado)Talvez, Quem Sabe!, O Problema é Saber como Foi Adquirido, Edward Young, Não Tinha Como Lembrar de Toda a Estória 16 Anos Depois, Inclusive, Quantos Comodos a Casa do Velho Pirata Tinha, Até o Telhado ele Menciona, Esperou 16 Anos Para Começar a Procurar os Supostos Tesouros? Duvido!, Estória Inventada?, Dizem Que o Velho Pirata, Teve Filhos e Netos, Então Fica a Pergunta! Porque Entregou o Suposto Roteiro a Um Conterrâneo Inglês (Sangue Azul?) Ridículo!, Estorinha! Edward Young, Recebeu Realmente Um Roteiro de Presente? Tenho do cumentos que Comprovam Que a Estorinha Não Deve ser Bem Assim, (Ética); Quanto ao Mapa Publicado em 1940, Este Não Tem Nada a haver Com a Ilha Da Trindade, Fizeram Uma Confusão Dos Diabos Ok, Eu Já Decodifiquei o Mapa, Sei Aonde Fica a Ilha, Algumas Informações Codificadas no Mesmo, Tem Muitas Semelhanças Com Certas Informações Também Codificadas no Suposto Roteiro, Entretanto!, Não Significa Que Ambos Pertençam a Mesma História/Estória ok,
    (Roteiro do Suposto Pirata Zulmir/Zulmiro 1896/1839, Mapa Publicado em 1940), Totalmente Nulos Para a Ilha da Trindade Brasileira.
    Obs. Na Época, Já Não Eram Corsários, Eram Piratas Escravagistas, Roubavam Navios/Tumbeiros de Outros, e cargas diversas, e Vendiam ou Entregavam Na Costa, Para Os Diversos Senhores Traficantes de Escravos; O Mapa Por Exemplo Foi Elaborado Entre 1828/1832, A Mando de Alguma Ordem, Feito Por Um Inglês Maçom, Codificado Pelo mesmo, ou Pelos Mandantes, Também Maçons “Guarda de Valores e Documentos Importantes?” Brasil Império!. Por Enquanto!

  5. Anna Maria da Nova Perez disse:

    Meu antepassado João da Nova,a serviço do Rei de Portugal,foi quem descobriu a Ilha da Trindade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *