Referência
Link Original
Créditos
Encontrou um erro?
Roteiro de todos os sinais, conhecimentos, fundos, baixos, alturas, e derrotas que há na costa do Brasil desde o cabo de santo Agostinho até ao estreito de Fernão de Magalhães, de Luis Teixeira (ca. 1590)
Luís Teixeira (século XVI) foi um cartógrafo português. Colaborou com Abraham Ortelius no Theatrum Orbis Terrarum. Pertenceu a uma destacada família de cartógrafos cuja actividade se estende desde meados do século XVI até ao fim do século XVIII, incluindo o seu pai Pero Fernandes, o irmão Domingos Teixeira, seus filhos João Teixeira Albernaz, o Velho e Pedro Teixeira Albernaz, entre outros.
Filho do cartógrafo Pero Fernandes, após ser examinado pelo cosmógrafo-mor Pedro Nunes obteve a licença para fazer cartas e instrumentos náuticos em 1596 e exerceu o cargo de cosmógrafo do Reino de Portugal. Foi pai de João Teixeira Albernaz, o velho e de Pedro Teixeira Albernaz, também cartógrafos.
Uma de suas obras mais famosas é o “Roteiro de todos os sinais, conhecimentos, fundos, baixos, alturas, e derrotas que há na costa do Brasil desde o cabo de Santo Agostinho até ao estreito de Fernão de Magalhães”, atualmente na Biblioteca Nacional da Ajuda, em lisboa. Da obra faz parte o mapa “Capitanias hereditárias” (1574). Nesta carta, encontram-se representadas as capitanias hereditárias com os nomes dos seus respectivos donatários, a saber (do norte para o sul): capitania do rio grande, capitania de Itamaracá, capitania de Pernambuco, capitania da Bahia, capitania de ilhéus, capitania de porto seguro, capitania do espírito santo, capitania de Paraíba do Sul, capitania de são vicente. A linha do Tratado de Tordesilhas encontra-se deslocada dez graus para oeste, o que alguns autores acreditam seja proposital.