Planta Fasada da Fortaleza de Sam Joam, huma das principais, que defende o Rio da Capitania do Espirito Santo na sua garganta (1765)
19/09/2016
Planta, e prospecto do Forte de N. S. do Monte do Carmo (1801)
19/09/2016

Referência

VILHENA, Luís dos Santos; ALETEIA, Amador Verissimo de. Planta, e prospecto do Fortinho de S. Thiago. 1801. Disponível em: . Acesso em: .

Link Original

http://acervo.bndigital.bn.br/sophia/index.asp?codigo_sophia=22265

Créditos

Acervo da Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

spiritosancto - Fortaleza de São Tiago (Luís dos Santos Vilhena, e Amador Verissimo de Aleteia) 1801
 
Compartilhe:

Sobre esta fortaleza, é possível ler o seguinte em de Dionísio Carvalho de Abreu, de 1724:

Fortaleza de São Tiago: em forma de semicírculo irregular, com pequena área, situada em uma praia da da Vitória, com três peças de artilharia de calibre oito, todas desmontadas.

Nesta imagem, abaixo das figuras, há a seguinte legenda:

Planta e Prospecto do Fortinho de S. Thiago, situado dentro na Capital da do junto ao lugar chamado a Vargem, e proximo a marinha, hoje porem não pode ter exercicio por estar rodeado de Edificios, que lhe não dão lugar a poder laborar a sua Artelharia. COnsta este Fortinho semplesmente de hum muro ao redor este arruinado todo, e senta sobre a rocha Viva. A Figura 1ª mostra a sua Planta em que A., he a sua entrada, B. O Terrapleno, o qual desce em ladeira para a aprte da Curvidade: O.: como melhor se ve na Fig.a 2ª. Nelle se acharão ha poucos anos montadas tres pessas de ferro do genero de Canhão.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.