Referência

FORLANI, Paolo. La descrittione di tutto il Peru, di Paulo di Forlani da Verona. ca. 1562. 1 carta ; 53 x 38,5 cm. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Gallica. Biblioteca Nacional da França

Encontrou um erro?

 

La descrittione di tutto il Peru, de Paulo di Forlani da Verona (ca. 1562)

Seguindo os passos de seu grande colega e também gravador Giacomo Gastaldi, Paolo Forlani foi um gravador veneziano e editor de muitos mapas e cartas significativos no período do Renascimento. Foi na Itália, e particularmente em Veneza, que o comércio de mapa, que viria a influenciar profundamente o curso da história cartográfica, foi mais desenvolvida durante a primeira metade do século 16.

Veneza foi o porto mais ativo no mundo, e expedições comerciais bem sucedidas precisavam de mapas mais precisos. Navios venezianos fizeram viagens comerciais regulares para o Levante e o Mar Negro, para os portos de Espanha e Portugal, e ao longo das costas da Europa Ocidental. No século 15 a cidade já havia se tornado um centro de seleção de informações geográficas, bem como o desenvolvimento da cartografia na cidade foi ainda impulsionado pela realização de impressores e gravadores de Veneza. Paolo Forlani, de Verona, era uma figura muito proeminente do período que se baseou em Veneza e, talvez, o produtor mais prolífico de mapas em meados do século 16, e em grande parte responsável pela difusão de informação geográfica avançada para outras partes da Europa.

Forlani é incomum dentro da escola cartográfica, porque ele foi um dos poucos a combinar a talento de cartografia e gravura, ao mesmo tempo, raramente agindo como um editor e comerciante. Ele foi muito procurado como um gravador e cartógrafo, principalmente porque ele era adepto da difícil arte de gravar letras. Por isso, ele foi contratado por quatro das principais editoras do período para preparar mapas para eles: Giovanni Francesco Camocio , Ferrando Bertelli e Bolgnini Zaltieri de Veneza, e Claudio Duchetti de Roma. Há poucas provas documentais sobre as atividades da Forlani. Por exemplo, apenas um de seus mapas foi objeto de um pedido de um privilégio. Como resultado, muito do que se sabe sobre suas atividades foi reconstruído a partir dos mapas com os quais ele foi associado. Para complicar, há o fato de que ele não assinou todos os mapas que ele gravado.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.