Referência

REIMAO, Gaspar Ferreira. Roteiro da navegação e carreira da Índia, com seus caminhos & derrotas, sinais, & aguageis & diferenças da agulha: tirado do que escreveu Vicente Rodrigues & Diogo Afonso, pilotos antigos. / Agora novamente acrescentado a viagem de Goa por dentro de são Lourenço, & Moçambique, & outras muitas cousas, & advertências... 1612. Lisboa : Agência Geral das Colónias, 1939. Disponível em: . Acesso em: .

Link Original

https://purl.pt/26731

Créditos

Biblioteca Nacional Digital de Portugal

Encontrou um erro?

 

Este  encontra-se na Roteiro da nauegaçam e carreira da India, com caminhos, & derrotas, sinaes, & aguageis, & differenças da agullha: tirado do que escreueo Vicente Rodrigues, & Dioguo Afonso pilotos antiguos. Agora nouamente acrescentado a viagem de Goa por dentro de Saõ Lourenço, & Moçambique, & outras muitas cousas, & aduertencias / por Guaspar Ferreira Reymão [Gaspar Ferreira Reimão]. Ele pertence à Biblioteca Nacional de .

Trata-se de um guia de navegação para a Índia com indicação das coordenadas geográficas, descrição das terras, águas, ventos, correntes e fundos do mar. A obra possui 4 mapas aquarelados coloridos, feitos por , cartógrafo português, sendo um do Santo.

Gaspar Ferreira Reimão foi um mais importantes navegadores da Carreira da Índia; em 1579 era já Sota-piloto da nau S. Tomé, e como piloto fez a sua priemira viagem na nau S. Pantaleão. Era cavaleiro-fidalgo da Casa Real e tinha tomado o hábito da .

O autor aproveitou e atualizou grande parte do que sobre a navegação para a Índia escrevera o piloto Vicente Rodrigues: este terá nascido em Lagos em meados do séc. XVI; o seu nome era frequentemente citado nos roteiros e diários de navegação dos sécs. XVI e XVII e sabe-se que em 1568 seguiu para a Índia na de D. Luís de Ataíde; deixou-nos dois roteiros da Carreira da Índia, cujos originais se encontram perdidos. Vicente Rodrigues teria usado como modelo para o seu primeiro roteiro, o de Diogo Afonso.

Existem, na Biblioteca Nacional de Portugal, outras cópias deste texto.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.