25/08/1656: Carta para o Capitão-mor do Espirito Santo acerca do Padre Gonçalo de Barros

Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp.359-360. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

25/08/1656: Carta para o Capitão-mor do Espirito Santo acerca do Padre Gonçalo de Barros

O Padre Gonçalo de Barros que a esta praça veiu fazer queixa dos officiaes de justiça dessa capitania não darem execução a urna provisão minha passada a seu favor para cobrar ahi certas divi-das, sobre as quaes me fez a petição que será com esta. Tanto que VM. a receber no mesmo ponto mande cobrar executivamente o que consta da sua petição por ser o que aqui me constou por seus papeis, ou dos mesmos devedores, ou dos Ministros que não executaram a minha provisão, e o procedido lhe faça VM. remetter com effeito nos barcos que ahi se acharem para este porto. Na Secretaria fica um credito phantastico com que quizeram dissimular a cobrança o qual se restituirá tanto que VM. a fizer e nella se haverá VM. de maneira que não seja necessária 2.a ordem dando-me conta da pontualidade com que a deu a esta. Guarde Deus a VM. Bahia 25 de Agosto de 1656. O Conde de Attouguia.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.