Referência

DOCUMENTOS Históricos. Proviões, Patentes, Alvarás. 1681-1686. Vol. XXVIII. Rio de janeiro: Biblioteca Nacional. p.342-244. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

19/09/: Registo da Provisão da serventia do Officio de Escrivão da Fazenda Real da Companha (sic) do Espirito que se proveu na pessoa de João Antunes Corrêa

  1. e Menezes Marques das Minas etc.

Faço saber aos que esta Provisão virem que havendo respeito ao que por parte de de Tavora morador na Villa de Nossa Senhora da Victoria do Espirito Santo se me enviou a representar por sua petição que Sua Magestade lhe fizera mercê da propriedade do Officio de Escrivão da Fazenda Real da dita Capitania para casamento de uma de suas filhas como do Alvará junto constava (emquanto qualquer dellas não casava) queria elle supplicante que João Antunes Corrêa seu genro o servisse: me pediu lhe mandasse passar Provisão para que o dito seu genro o servisse emquanto não casar sua filha. E visto o que constou sobre este particular esperando do dito João Antunes Corrêa que nas obrigações que lhe tocarem se haverá muito conforme a confiança que faço de seu procedimento. Hei por bem de o prover (como pela presente faço) da serventia do dito Officio por tempo de um anno emquanto El-Rei meu Senhor o houver assim por bem ou eu não ordenar outra cousa e com elle haverá o ordenado (se o tiver) e todos os mais proes e precalços que diretamente lhe pertencer e costumavam gosar antecessores. Pelo que ordeno ao Provedor da Fazenda Real da dita Capitania lhe dê a posse e juramento na forma costumada de que se fará assento nas costas desta para firmeza do que lhe mandei passar a presente sub meu signal e sello de minas armas a qual se registará nos livros da Secretaria deste nos da Fazenda Real delle e nos mais a que tocar daquella Capitania e se guardará e cumprirá tão pontual e inteiramente como nela se contém sem duvida embargo nem contradição alguma por constar por certidão do Escrivão das meias annatas Estevão Rodrigues do porto haver pago dois mil e quinhentos reis que se carregaram ao Thesoureiro Geral Antonio de Almeida Pinto a fls. 137 verso. Dada na cidade de São Salvador Bahia de Todos os em os 19 dias do mez de Setembro anno de 1685. Antonio Garvia Official maior da Secretaria do Estado do que sirvo por impedimento do Secretario della a mandado do Senhor Marquez das Minas do Conselho de Sua Magestade Governador e Capitão Geral do mesmo Estado a escrevi. Marquez das Minas. Sello. Provisão da serventia do Officio de Escrivão da Fazenda real da Capitania do Espirito Santo que Vossa Excellencia teve por bem prover na pessoa de João Antunes Corrêa por tempo de um anno pelos respeitos acima declarados. Para Vossa Excellencia ver. Registado no livro 3º dos registos da Secretaria do Estado do Brasil a que toca a fls. 8. Bahia 24 de Setembro de 1685. Garcia. Despacho do Provedor-mor. Registe-se e lhe forme assento para ir na folha. Bahia primeiro de Outubro 1685. Lambreto. Antonio Lopes a registou em o dito primeiro de Outubro do dito anno acima.

.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.