Referência

19/08/1682: Sobre o bem estado em que se acha aquela Capitania pelo muito que nela tem obrado o Donatário Francisco Gil de Araújo Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Agradecimento especial a Paulo Stuck Moraes por contribuir com o site disponibilizando esta transcrição de sua esposa Eliana Barbosa de Souza.

Encontrou um erro?

 

19/08/1682: Sobre o bem em que se acha aquela pelo muito que nela tem obrado o Donatário

Senhor,

Humildes, e prostados aos pêz de V. A. lhes damos, os officiais da Camera da , na Capitania do , as graças da grande Merce, que V. A. foi servido fazer-nos e nos dar por Donatario a Francisco Gil de Arahujo; sugeito digno de nosso sentimento pela saudosa auzencia com que todos ficamos, assim pelo muito, que obrou nesta Sua Capitanîa aliviando os moradores do mizeravel estado em que as Muitas perdas occazionadas da guerra, e falta do Comercio nos tinhaõ posto; Como tambem fundando para sua defença em a Barra deste Rio huã grande das Melhores deste estado e reedehificando duas imperfeitaz Na Villa do Spirito Sancto, por sua muita ruina, levantou Igreja da Mizericordia Casa da Camera, Carcere e Pelourinho. Fundou a Villa da Concepção com Igreija Matriz, custozamente 20 aparamentada, tambem com Pelourinho, Carcere e Passo do Conselho, tudo generozamente pago de sua fazenda; sem molestia alguma de moradores Instituhio nove Companhias em forma melliciana, e reformou a Justiça sem aggregação de pessoa motivo, que nos obriga a fazer a perpetua estimação de suas heroicas acções ficando impressa em nossos coraçois esta merce, que Recebemos dele.

  1. A. que Deos guarde feita em Camera aos 19 de Agosto de 1682. Martinho da moura. escrivão da Camera a fiz escrever.

Francisco Ribeiro Pinto Manoel de Torres de Saá.

Manuel Cardozo Machado Fernão da Costa Silva Manoel

Francisco Goiosa

Antonio Francisco Sequeiros

Capitania de — 19 de Agosto de 1682.

oficiais da Câmara

Sobre o bem estado em que se acha aquela Capitania pelo muito

que nela tem obrado o Donatário Francisco Gil de Araújo.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.