Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp. 211-212. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

14/08/1654: Carta para os officiaes da camara do Espirito Santo

A Sua Magestade Deus o guarde remetti a carta de VMs. E me persuado que a consideração dos poucos gêneros com que esse povo se contenta, e do muito que padece na falta, dos com que a companhia é obrigada a soccorrel-o; ha de mover a Sua Magestade ao intento que VMs. pretendem. Eu lhe representei as mais razões que me pareceram, todas a favor dessa praça. Espero que ella melhore muito com a resolução de Sua Magestade e mais prompta assistência da companhia; Mas emquanto ella se descuida será preciso que conferindo-se as despesas desse presidio com os effeitos que ha para seu sustento, suppram Vms. a falta que houver da fazenda Real com o meio que lhe parecer mais efficaz, e menos violento, pois a primeira obrigação de Vms. é a conservação dos soldados que lhe ajudam a defender essa praça. E se por não haver com que os soccorrer, elles se diminuirem, será maior o prejuizo deste, desserviço que se fará a Sua Magestade que o sentimento que o povo pode ter em sustental-os, quando seu zelo é tão capaz de todas as disposições, de VMs. E nesta acção seguirá essa villa o exemplo desta cidade, donde por faltar a consignação dos vinhos, a substituiu a câmara com diferentes donativos que foi pedindo emquanto vim chegando; Os officiaes da fazenda dessa capitania, procurarão recadar tudo o que constar se está devendo e VMs. mostrem o muito que merecem a Sua Magestade no supprimento do que faltar para que seja ainda maior em mim a vontade com que esse povo me terá sempre propicio a favorecel-o. Guarde Deus a VMs. Bahia e Agosto 14 de 654. O Conde de Attouguia.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.